Quem é o mais inteligente entre os irmãos? O mais velho, segundo a ciência - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Quem é o mais inteligente entre os…
Um ano e meio depois de ter perdido a perna, esta menina surpreende os médicos vencendo um concurso de dança O gato é liberado depois de anos preso em uma jaula: o modo em que agradece é comovente

Quem é o mais inteligente entre os irmãos? O mais velho, segundo a ciência

734
Advertisement

Aqueles com irmãos sabem que quando são crianças é normal competir em quem é o melhor - pular, correr, colorir e, em geral, em tudo que é compartilhado - às vezes acabando apelando para a autoridade suprema, os pais, para resolver a disputa.

Hoje a ciência parece ter encontrado a resposta definitiva e universal de quem é o mais inteligente dos irmãos: o mais velho. E se alguma exceção for permitida para confirmar a regra, essa primazia parece persistir ao longo dos anos.

O estudo, realizado por pesquisadores das Universidades de Edimburgo e Sydney e publicado no Journal of Human Resources, data de 2015 e analisou dados de um grupo de 5.000 crianças americanas com idades entre 0 e 14 anos. A pesquisa mostrou que os primogênitos tendem a obter pontuações mais altas nos testes de QI do que os irmãos mais novos, e que essa lacuna tende a aumentar progressivamente até 6 anos, quando finalmente se estabiliza. Um resultado confirmado, além disso, pelo levantamento longitudinal nacional sobre jovens entre 14 e 21 anos, que identificou a mesma correlação entre ordem de nascimento e sucesso.

Além disso, a ordem de nascimento pode influenciar a personalidade de uma criança: geralmente o primogênito manifesta maiores habilidades de liderança, ambição e senso de responsabilidade do que os irmãos mais novos. Os irmãos do meio, por outro lado, mostram que possuem habilidades de negociação e uma inclinação para a diplomacia; os pequenos são frequentemente os mais fascinantes, criativos e manipuladores.

image: maxpixel

Pesquisadores investigaram as razões para uma diferença similar entre irmãos, identificando-as em seus pais, ou melhor, na diversidade de atenção e cuidados reservados a eles para seus filhos. De fato, em geral, os primogênitos se beneficiariam de maior estímulo físico e mental, por meio da amamentação; um compromisso que tenderia a relaxar e a se diluir com os filhos subsequentes. Com o primeiro filho, de fato, os novos pais tentam aderir rigidamente a todos os conselhos dos especialistas e às numerosas regras dos livros didáticos, na tentativa de assumir o papel que pela primeira vez assumem. Uma ansiedade de desempenho que diminuiria com os filhos subsequentes, com os quais os pais acham que podem confiar em sua própria experiência sem ter que seguir um manual, e por outro lado eles também têm menos tempo para dedicar exclusivamente ao recém-chegado - sem que isso signifique que os amam menos.

Portanto, a solução para evitar diferenças intelectuais semelhantes entre as crianças é dedicar-se a cada uma delas da mesma forma - mesmo que isso não as impeça de continuar a lutar para determinar quem é o melhor.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado