Um jovem ofende um idoso na praia e recebe em troca uma lição que nunca irá esquecer - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Um jovem ofende um idoso na praia e…
O almoço de domingo: a tradição familiar que devemos trazer de volta à vida Um cachorro que escapou de um incêndio encontra o veterinário que salvou a sua vida: o abraço vai te emocionar

Um jovem ofende um idoso na praia e recebe em troca uma lição que nunca irá esquecer

1.782
Advertisement

Na web, circulam histórias fictícias, extraídas talvez de lendas urbanas ou de notícias tiradas de várias fontes, com alguns detalhes modificados. Não se tratam das chamadas "fake news", mas sim uma espécie de contos de fadas modernos com uma moral, isto é, com o objetivo de ensinar algo e estimular a reflexão através da narração. A história que se segue é sobre como comparar gerações e como os jovens quase sempre podem aprender algo com os mais velhos. 

image: pxhere

Um dia, um grupo de adolescentes estava passando a manhã na praia, quando um deles, um jovem de 18 anos, de repente notou um homem idoso deitado ao sol um pouco mais adiante. Para se mostrar na frente de seus amigos e rir um pouco, o menino se levantou e se dirigiu até o desconhecido e começou a falar com ele. 

Sem ao menos dar um bom dia ou atrair sua atenção de maneira educada, ele começou a dizer em voz alta: "Sua geração cresceu em uma era primitiva, sem conforto. Hoje temos internet, smartphone e computador, e vocês, o que tiveram?"

Quando o jovem terminou de falar, voltou-se para os amigos para verificar se haviam ouvido e sorriu quando se pôs diante do velho. Esse último devolveu calmamente seu sorriso sarcástico e depois respondeu: "Você está absolutamente certo: eu e aqueles da minha idade quando criança não tínhamos as tecnologias de hoje... e por isso nós as inventamos! E, em vez disso, diga-me: o que você fará pelas gerações de amanhã? Qual será a sua herança para o mundo, garotinho mimado?

Perdida a ousadia e segurança de um pouco antes, o jovem permaneceu sem fala e voltou a ficar com os seus amigos. Sua intenção era simplesmente fazer uma brincadeira, mas em vez disso ele recebeu uma boa lição.

image: Pixabay

O episódio encena o eterno "conflito" entre dois mundos que estão muito distantes um do outro, diferentes no mundo do pensamento e da percepção da realidade. Como em qualquer história, cabe parcialmente ao leitor entender ou derivar seu significado. Entre as interpretações possíveis, no entanto, deve ser enfatizado que a sabedoria dos idosos sempre merece respeito, algo que a juventude frequentemente esquece por causa de sua arrogância.

Cada geração é chamada a fazer a sua parte, não apenas para deixar um rastro de si e viver plenamente seu tempo. O dever de todo indivíduo é entregar o mundo que lhe foi emprestado em melhores condições, para aqueles que virão depois.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado