Este artista cria esculturas escondidas nos bosques para sensibilizar as pessoas sobre o tema da reciclagem - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Este artista cria esculturas escondidas…
A família é a melhor coisa que existe! Estas 22 maravilhosas fotos são a prova disso! Uma criança com um grave problema finalmente é operada: veja os seus primeiros passos

Este artista cria esculturas escondidas nos bosques para sensibilizar as pessoas sobre o tema da reciclagem

1.301
Advertisement

Thomas Dambo não é apenas um artista e suas gigantescas obras escondidas nas densas florestas da Dinamarca são a prova disso. O artista dinamarquês relembra as características monstruosas dos trolls que povoam as histórias da mitologia nórdica, construindo enormes esculturas graças à combinação inteligente de vários materiais residuais (principalmente madeira reciclada). Seus trolls monumentais atraem turistas de todo o mundo, com a esperança de fazer com que o maior número possível de pessoas refleta sobre questões como a reciclagem.

image: Thomas Dambo

O artista sempre se interessou pela construção de objetos e esculturas tanto que, depois de ter estudado e praticado a profissão de carpinteiro durante vários anos, decidiu ingressar na Escola de Design de Kolding.

Para dar vida às suas esculturas, Thomas é geralmente assistido por uma equipe de voluntários que o ajudam com a instalação das estruturas imponentes, cada uma das delas ganha o nome de uma pessoa que contribuiu, dando um pouco de seu tempo, para criar a obra.

image: Thomas Dambo

Cada escultura é feita exclusivamente com materiais reciclados, como madeira recuperada, paletes não utilizadas e até galpões antigos; utilizando apenas esses materiais, as esculturas não produzem mais resíduos e nem prejudicam os recursos naturais presentes no território.

Advertisement
image: Thomas Dambo

Além disso, perto de cada escultura você encontrará pedras nas quais foram gravados enigmas - a solução de cada enigma lhe mostrará onde o próximo trabalho está posicionado. Se você é apaixonado por trekking e encontra-se andando pela floresta ao redor de Copenhague, você pode se divertir tentando fazer essa caça ao tesouro. Se decifrar códigos e resolver enigmas não é o seu forte, não se preocupe, você sempre pode contar com um mapa on-line que o ajudará a procurar pelos gigantes.

image: Thomas Dambo

Certamente, são trabalhos evocativos que, além de grande valor artístico, também trazem algumas melhorias práticas para o território. Por exemplo, algumas esculturas se tornaram o lar de muitas aves, enquanto outras favorecem a passagem em alguns lugares, como se fossem pontes para atravessar. Uma escultura, em particular, graças à sua posição estratégica, muitas vezes hospeda os sem-teto que precisam de abrigo para passar a noite.

image: Thomas Dambo

A maioria das esculturas estão na Dinamarca, mas agora Dambo está replicando seu trabalho em outras partes do mundo: Coréia do Sul, Porto Rico, Estados Unidos e assim por diante...

Advertisement
image: Thomas Dambo

Alguns acharão a aparência desses trolls um pouco perturbadora, mas nas lendas do folclore do norte da Europa essas figuras mitológicas são consideradas uma instituição. Os trolls geralmente têm algum poder mágico, preferem construir suas próprias casas dentro de rochas ou cavernas isoladas e, na maioria das vezes, tendem a expulsar as pessoas para fora da floresta, em vez de convidá-las a ficar dentro dela. Mas, por outro lado, na mitologia nórdica, essas criaturas gigantescas são consideradas entre os primeiros seres vivos deste mundo e, por essa razão, são tratadas com respeito.

O incrível trabalho de Thomas Dambo quer nos convidar a refletir sobre o tema da reciclagem e seu grande potencial, na tentativa de empurrar o maior número de pessoas possível a cuidar do nosso planeta.

Para dar uma olhada em todos os trabalhos de Thomas Dambo, você pode visitar o seu site. 

Se você também ficou fascinado com a grandeza dessas obras maravilhosas, faça as malas e vá em busca do gigante da floresta mais próximo!

image: Thomas Dambo
Advertisement
image: Thomas Dambo
image: Thomas Dambo
Tags: ArteCuriososLugares
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado