Um dos alunos é surdo: todos os colegas aprendem a linguagem de sinais para que ele não se sinta excluído - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Um dos alunos é surdo: todos os colegas…
As pessoas invejosas tentam ofuscar as luzes dos outros: veja como se defender delas 6 motivos válidos pelos quais um divórcio é muito melhor que um casamento infeliz

Um dos alunos é surdo: todos os colegas aprendem a linguagem de sinais para que ele não se sinta excluído

1.051
Advertisement

Ter uma deficiência é uma condição difícil para qualquer indivíduo, especialmente se o sujeito em questão for apenas uma criança. Sentir-se diferente, perceber-se como anormal, pode causar isolamento e uma percepção de inadequação profunda em relação à sociedade. A integração é um processo de reciprocidade, e é nesse espírito que, as crianças de uma escola em Sarajevo, aprenderam a língua de sinais para se comunicar com seu colega surdo.

O protagonista desta história chama-se Zejd, uma criança de seis anos, surda desde o nascimento. Inscrita na primeira série, a criança se viu diante do primeiro grande obstáculo de sua vida, o de entrar em uma aula em que ninguém conhecia a língua de sinais, nem mesmo a professora.

Em vez de se resignar e ficar impotente diante do problema, a professora, Sanela Ljumanovic, achou por bem agir e aprender a linguagem dos surdos para se comunicar com a criança. Uma boa ideia, uma iniciativa que certamente é valiosa, mas não teria sido suficiente para realmente resolver a situação.

Foi então que o resto da turma de Zejd também começou a ter aulas de língua de sinais, para que todos pudessem "conversar" com ele. Isso foi recebido com grande entusiasmo por todos os alunos e considerado uma nova e excitante aventura.

Depois de algum tempo e esforço, os companheiros dos garotos agora sabem o básico da linguagem de sinais, Zejd está muito feliz, sente-se motivado e aos poucos está aprendendo a ler os lábios, assim como outras noções ensinadas na escola.

Advertisement

Esse maravilhoso gesto de amor e solidariedade é a demonstração do fato de que as barreiras, na maioria dos casos, existem apenas no coração e na mente. Com um pouco de esforço, a diversidade pode ser transformada em uma oportunidade de enriquecimento e crescimento.

Somos todos diferentes, mas o conceito de "normalidade" é bastante relativo, é decidido pela cultura e pela sociedade, não é uma questão de nascimento. O segredo é tentar dar um pequeno passo em direção aos outros, sem esperar que os outros façam todo o trabalho. Dessa forma, as distâncias são preenchidas rapidinho e as diferenças são apenas tantas maneiras de expressar o mesmo pensamento.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado