É confirmado: avós e netos existe uma relação especial, que gera bem-estar para ambos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
É confirmado: avós e netos existe…
Um café entre amigos acalma o estresse e aumenta a felicidade Este veterinário herói salva os animais em dificuldade nas zonas de guerra de todo o mundo

É confirmado: avós e netos existe uma relação especial, que gera bem-estar para ambos

1.308
Advertisement

Hoje, o papel que os avós desempenham na família e na educação das crianças é cada vez mais central. Com os pais envolvidos no trabalho, horários e compromissos que não deixam a eles muito tempo para se dedicarem aos seus filhos, se não podem recorrer a uma babysitter, os avó são a melhor opção. 

De fato, para muitos pais e mães, esta é uma escolha privilegiada e quase obrigatória, talvez também por causa da insistência dos idosos da família e seu desejo de participar no crescimento das crianças. Assim, relacionamentos sólidos entre avós e netos são criados. Mas como são esses relacionamentos? Eles são bons para adultos e crianças? Vamos ver o que alguns estudos revelaram a esse respeito.

image: Pxhere

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Oxford mostrou que o contato frequente entre avós e netos pode gerar bem-estar tanto para crianças quanto para os jovens. Um vínculo como o que se estabelece entre os "sábios" e os pequenos da família pode ajudar os adultos a permanecerem jovens, ativos e a ter estímulos cognitivos; as crianças, por outro lado, podem obter muitas vantagens da experiência com os adultos.

Se as coisas não vão bem entre os pais, então os avós conseguem ser uma verdadeira "cola" para manter nos netos a sensação de uma família que não se desintegrou totalmente. Esses dados foram confirmados por pesquisas com quase 1600 crianças de diferentes idades no Reino Unido.

Do que surgiu das pesquisas, os pequeninos amam o relacionamento com os avós. Com eles, na verdade, eles confiam em falar e desabafar e podem pedir ajuda para as suas atividades diárias. E os mesmos benefícios, é claro, também se refletem positivamente nos avós.

A qualidade de vida e a saúde dos idosos melhoram significativamente se estão em contato com as crianças, e ganham em longevidade. Isso foi confirmado por outro estudo realizado pelo Instituto de Gerontologia da Faculdade de Ciências Sociais, em Londres, e é especialmente válido para as avós. No Reino Unido, na verdade, um terço delas fornece assistência regular aos netos, enquanto 40% ajudam os filhos na gestão familiar.

Os dados coletados, no entanto, também são válidos para muitas outras sociedades, não apenas para o contexto inglês, e confirmaram - em um período de 5 anos - sempre os mesmos resultados.

Portanto, a relação entre avô e neto é bom para adultos e crianças. Está provado agora: o tempo gasto com os mais velhos será realmente precioso e certamente deve ser sempre favorecido pelos pais!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado