Uma elefantinha órfã arriscava morrer, mas esta mulher a salvou em tempo: agora são inseparáveis

por Roberta Freitas

27 Setembro 2019

Uma elefantinha órfã arriscava morrer, mas esta mulher a salvou em tempo: agora são inseparáveis
Advertisement

Embora o mundo continue indo na direção errada e continue sendo povoado por pessoas cada vez menos compassivas e amorosas, ainda existem alguns exemplos raros de bondade que aquecem o coração e reavivam as esperanças no futuro. Especialmente no que diz respeito ao nosso planeta e aos outros seres vivos que o habitam, o ser humano não se comportou da melhor maneira e, até o momento, continua causando danos irreparáveis com suas ações imprudentes. Felizmente, ainda existem aqueles que lutam para proteger o meio ambiente e os animais que vivem na natureza. Roxy Danckwerts, por exemplo, fundou um abrigo para animais com uma enfermaria para elefantes, em Harare, capital do Zimbábue.

via BBC

Advertisement
Youtube / BBC

Youtube / BBC

Em 2016, Roxy encontrou um elefante de alguns dias, abandonado e assustado, nas margens do Lago Kariba. O filhote deve ter sido levado embora da sua família enquanto tentavam atravessar um rio. Assustado e doente, o elefante estava entre os menores espécimes resgatados pela associação de Roxy, que pesava cerca de 56 kg. Durante os primeiros dias, a mulher passava cada hora ao lado do elefante, até dormindo com ela, até ganhar sua confiança.

Moyo, este é o nome da filhotinha, significa "do coração" e foi exatamente no coração de Roxy que encontrou espaço com toda a sua doçura. Moyo também rapidamente se interessou por sua "nova mãe", tanto que nunca a perde de vista em casa. Roxy disse que os filhotes de elefantes precisam ser constantemente monitorados, então coloca o despertador a cada 2-3 horas, todas as noites, para verificar seu estado.

Advertisement
Youtube / BBC

Youtube / BBC

Moyo, apesar do trauma sofrido durante os primeiros dias de vida, tornou-se uma linda elefantinha e uma espécie de embaixadora do refúgio. Moyo continuou a crescer com a consequente dificuldade de Roxy de mantê-la em casa, mas mesmo assim as duas nunca se separaram: Moyo reconhece sempre a voz da mulher e sempre sabe onde ela está. 

O momento em que a "mãe" Roxy terá que deixar a sua Moyo certamente será difícil, mas, como todos os pais, ela também quer apenas o melhor para a "filha".

Advertisement