Os médicos permitiram que este cachorro visitasse o seu dono que estava internado no hospital para ajudá-lo a se recuperar

por Roberta Freitas

29 Setembro 2019

Os médicos permitiram que este cachorro visitasse o seu dono que estava internado no hospital para ajudá-lo a se recuperar
Advertisement

Quando você é hospitalizado, talvez até por um curto período de tempo, tudo muda. O cotidiano em um hospital é composto de situações que podem gerar desconforto, mau humor, medo ou dor. É por isso que é importante sempre ter entes queridos por perto que possam nos fazer viver a difícil experiência de uma internação.

Nem todos, no entanto, têm a sorte de serem cuidados pelos entes queridos uma vez no hospital e, em muitos casos, não é apenas do contato humano que os pacientes sentem falta. Mesmo um animal doméstico pode realmente ser de grande ajuda para a melhoria das condições psicofísicas, e a história deste homem e de seu maravilhoso cão são a prova disso.

via G1.globo.com

Advertisement

Estamos no Hospital Memorial em São José, Brasil, onde, por várias semanas, Flávio Santos ficou internado para o tratamento do câncer. Um momento delicado, sem dúvida, dificultado ainda mais pela distância forçada do seu cachorro Agadir, que está ao lado de Flavio há 8 anos.

Assim, dada a evidente melancolia do homem, a equipe decidiu dar-lhe uma mãozinha, não só do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista psicológico, organizando uma visita muito especial, que acabou por ser uma cura inesperada para Flávio. Agadir, um lindo collie, foi levado ao hospital para ver Flávio, e a reação do homem foi além de todas as expectativas.

Advertisement

Quando o paciente foi visitado pelo cachorro, ele não apenas recuperou visivelmente o bom humor, mas, do ponto de vista clínico, os médicos notaram melhorias óbvias, pequenas mas constantes. Possível? Aparentemente, sim, à medida que o apetite do homem aumentou, assim como os parâmetros de frequência cardíaca e pressão arterial. Isso foi confirmado pelo Dr. Rodrigo Tancredi, um dos médicos do hospital. 

O especialista disse que ficou muito impressionado com o que aconteceu depois que Agadir visitou seu paciente, além de ter certeza de que os dois poderiam voltar para casa juntos mais cedo do que o esperado. Além disso, os benefícios da terapia realizada com animais de estimação (pet-therapy) são muito conhecidos hoje em dia.

O apoio, o calor e a empatia que apenas um cão ou um gato podem dar aos que estão em dificuldade são realmente um medicamento especial: por esse motivo, essas experiências devem se tornar cada vez mais difundidas!

Advertisement