Na sala de aula está um menino surdo: o seu colega traduz "Chapéuzinho Vermelho" para ele na língua dos sinais

por Roberta Freitas

06 Dezembro 2019

Na sala de aula está um menino surdo: o seu colega traduz "Chapéuzinho Vermelho" para ele na língua dos sinais
Advertisement

Na escola, é fácil se criarem dinâmicas sociais que excluam algumas crianças da classe: muitas vezes aqueles que são considerados os mais fracos estão sujeitos a discriminação. Não ter amigos e ser maltratado por colegas de escola é um evento traumático que pode ter efeitos a longo prazo. Felizmente, isso nem sempre acontece e, às vezes, é graças aos professores que conseguem criar colaboração entre todos os membros de uma classe.

Nesta turma do ensino fundamental, uma criança surda pode dizer que tem colegas especiais: um deles se ofereceu para traduzir o conto de Chapeuzinho Vermelho que o professor estava lendo, em linguagem de sinais.

via Edilson Dos Santos/Facebook

Advertisement
 Edilson Dos Santos/Facebook

Edilson Dos Santos/Facebook

Edilson dos Santos é um professor brasileiro, bem como o autor do vídeo que ganhou milhares de visualizações no Facebook: no vídeo, feito durante uma aula, você vê uma criança fazendo gestos direcionados a outra criança, que ocasionalmente responde com mais gestos.

O que está acontecendo é um exemplo comovente de inclusão escolar: a criança à direita é surda, razão pela qual seu colega está traduzindo a história de Chapeuzinho Vermelho, que o professor está lendo.

Não sabemos se a intenção de "traduzir" a história pela criança foi realmente bem-sucedida, mas pelo menos a tentativa de fazer com que a criança surda participe da leitura nas aulas é apreciável.

As crianças têm uma sensibilidade que surge nos momentos mais improváveis ​​e das maneiras mais sinceras: fazendo gestos talvez casuais, o aluno transmitiu uma mensagem mais importante do que a própria fábula: ele está dizendo ao amigo que não está sozinho e que há alguém da classe que se importa com ele.

Uma cena na qual nós adultos devemos nos inspirar!

Advertisement