Educar as crianças sem punições e recompensas: as vantagens do método Montessori - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Educar as crianças sem punições e…
A história de Miley, a dálmata australiana que teve 18 filhotes, batendo todos os recordes Uma mulher teve gêmeas muito especiais: uma delas tem síndrome de Down

Educar as crianças sem punições e recompensas: as vantagens do método Montessori

Por Roberta Freitas
1.232
Advertisement

Com toda a probabilidade, quando seu filho recebe uma boa nota na escola, você está inclinado a dar a ele algo que goste - uma recompensa por motivá-lo a continuar a melhorar. Da mesma forma, talvez, você recorra a uma punição quando seu filho não se comporta como deveria - quando, por exemplo, ele não coloca todos os seus brinquedos nas caixas e não arruma seu quarto. De acordo com o método Montessori, no entanto, educar as crianças através de recompensas ou punições não é exatamente aconselhável. Veja como evitar a inclusão de certas soluções na educação de seus filhos.

via: Mother.ly
image: Unsplash

"Eu já te disse três vezes para escovar os dentes e você ainda não o fez", ou: "De novo você está atrasado para a escola por que demora para se vestir". A solução após essas declarações é frequentemente proibir a criança de assistir televisão por um período; ou proibí-lo de qualquer outra coisa que ela goste. O fato é que ser punido e ameaçado de punição provavelmente deixará seu filho mais inseguro. A questão das recompensas também parece ser contraproducente se você a observar com cuidado: no final, a criança simplesmente tentará receber a recompensa, sem realmente perceber por que deve executar determinadas tarefas ou se comportar de uma certa maneira. Aqui o método Montessori pode nos ajudar: vejamos o que diz sobre educar crianças sem prêmios ou punições.

image: Pexels

1 Prepare seu ambiente familiar: para educar com o método Montessori, você deve primeiro preparar um ambiente familiar no qual a criança possa aprender as coisas sozinha, através de experiências diretas e reais. Isso se aplica desde o início, quando a criança começa a conhecer o mundo ao seu redor, até os momentos seguintes, quando precisa de um novo material para aprender informações como, por exemplo, números e letras. Essa é a chave para favorecer a curiosidade inata da criança.

2 Permita que a criança tenha a autonomia que precisa: trata-se de dar ao menino ou menina um acompanhamento respeitoso, que ele definitivamente precisa, mas que não deve ser muito intrusivo. Melhor dar espaço suficiente para garantir sua autonomia, cometer seus erros e aprender com eles. Somente dessa maneira pode "funcionar" bem no mundo real, tanto na infância, quanto na vida adulta.

Advertisement

3. Educar sem punições e prêmios: quais são as consequências?

image: Pexels

Depois de criarmos a base para educar as crianças desde o início, podemos falar especificamente sobre recompensas e punições. O método Montessori, como muitos outros métodos baseados na educação respeitosa, diz que nunca devemos pronunciar as palavras "punição" ou "recompensa". Em vez disso, falaremos sobre as consequências com base nas ações da criança. Por exemplo, a mesma situação - seu filho deve vestir o pijama e escovar os dentes - pode ser interpretada de maneira diferente:

  • Uma punição seria: "Como você não fez o que tinha que fazer, hoje não assiste TV e vai direto para a cama".
  • Um prêmio seria: "Como você fez tudo certo, pode assistir TV antes de dormir".
  • E uma consequência seria: "Se você escovar os dentes e colocar o pijama, terá tempo para assistir à TV ou brincar um pouco; caso contrário, é hora de dormir, você decide".

Como você pode ver, o resultado é o mesmo, mas a maneira de comunicá-lo é totalmente diferente. A idéia básica é que a criança não deva ver esse tipo de solicitação como uma imposição, especialmente quando chega o fim do dia e está cansada e sem vontade de usar o pijama.

image: Pexels

As principais vantagens de deixar de lado punições e reconhecimentos de acordo com o método Montessori são múltiplas. Primeiro, esse método baseado em consequências é de grande ajuda para estimular as habilidades individuais de cada criança, pois ela tem a oportunidade de ser o mais autônoma possível. Além disso, outros aspectos da personalidade são fortalecidos:

- Satisfação: a criança se orgulha de realizar suas tarefas diárias sem a pressão do castigo à vista;

- A autoestima é fortalecida: "educar com consequências", e não com recompensas e punições, demonstrou ser de grande ajuda para as crianças, que conseguem obter maior confiança e autoestima.

- Fortalecer a cooperação: as crianças se sentem mais satisfeitas quando realizam tarefas com base na idade, o que fortalece a cooperação, a comunicação com a família e os laços emocionais.

Agora que você conhece as chaves essenciais para educar sem recompensas ou punições, de acordo com o método Montessori, você decidirá deixar de lado as várias punições?

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado