"A mulher tem o direito de não querer ter filhos": o desabafo de uma mulher reúne milhares de consentimentos

por Roberta Freitas

24 Setembro 2020

"A mulher tem o direito de não querer ter filhos": o desabafo de uma mulher reúne milhares de consentimentos
Advertisement

Escolher ter filhos ou não é algo extremamente pessoal e ninguém deve se dar o direito de julgar essa escolha. Muitos são os fatores que podem influenciar a vontade de ter ou não filhos e nem sempre é fácil dar explicações aos familiares ou amigos que, sem se intimidar, continuam a perguntar aos casais de plantão: "Então, quando é que vocês vão ter um filho?". Nenhuma mulher deve se sentir obrigada a explicar isso. No Instagram, a influencer Marie Lopez, conhecida como EnjoyPhoenix, quis levantar a questão, tentando fazer o mundo entender seu conceito de maternidade e o quanto isso não deve ser influenciado pela sociedade. Os filhos devem, antes de mais nada, ser uma escolha e não uma imposição.

via Instagram / enjoyphoenix

Advertisement
"A mulher tem o direito de não querer ter filhos": o desabafo de uma mulher reúne milhares de consentimentos - 1

“Uma mulher tem o direito de não querer ter filhos” - essa é a opinião, compartilhada por muitas pessoas, de Marie Lopez, que a seguir comentou seu posicionamento no Instagram. Há 3 anos, a jovem de 25 anos continua ouvindo: "Mas quando você vai ter um filho?" e chegou a um ponto em que ela decidiu dar sua opinião. Não são apenas estranhos que lhe fazem esta pergunta fatídica, mas também sua família: "As gerações mais velhas estão se perguntando por que aos 25 anos ainda não tenho filhos. Sei que muitos se reconhecerão em minhas palavras. Nem todo mundo quer ter filhos". E, acima de tudo, nem todos podem ter filhos: “Não se sabe se certas pessoas são fisicamente capazes de conceber, talvez tenham tentado durante anos sem sucesso. A situação econômica também é um fator determinante nesta escolha. Ser pais não é um propósito ou um objetivo de vida para todos", continuou a influencer.

Advertisement

“Atualmente optei por focar na minha vida”, continuou a artista, “se algum dia tiver um filho, espero que aconteça porque fui eu quem decidi e não por causa da pressão que foi colocada sobre mim. Uma mulher não é uma parideira e ela tem todo o direito de não querer ter filhos". Nem todas as mulheres, na verdade, têm um forte instinto maternal e não há nada de errado nisso. A garota concluiu sabiamente o seu comentário com: "Ouça os seus desejos antes de ouvir os dos outros, principalmente quando se trata de dar à luz ou não, com todas as responsabilidades que isso acarreta. Talvez um dia eu seja mãe, ou talvez não, só o tempo dirá. Obrigado por respeitar minha escolha".

Advertisement