Decorar a casa cedo para o Natal deixa as pessoas mais felizes: é o que um estudo sugere - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Decorar a casa cedo para o Natal deixa…
15 tentativas de fazer bolos elaborados que se revelaram completamente desastrosas Incivilidade sem limites: 17 fotos de alguns dos clientes mais mal-educados de todos os tempos

Decorar a casa cedo para o Natal deixa as pessoas mais felizes: é o que um estudo sugere

Por Roberta Freitas
685
Advertisement

Feliz Natal... antecipadamente! Mesmo que ainda faltem meses para a chegada da festa mais mágica do ano, enquanto seus filhos estão ansiosos esperando para desembrulhar os presentes que ficam debaixo da árvore, você pode ter um desejo repentino de pegar as decorações de Natal que amontoou no seu armário e decorar sua casa com os objetos e as luzes que caracterizam essa festa. Não importa o quão cedo seja, às vezes, apenas saborear essa atmosfera pode nos deixar mais felizes.

image: Pixabay

Um aspecto, aquele psicológico do Natal, que foi analisado por muitos especialistas em psicoterapia; não só decorar a casa com antecedência para as festas de fim de ano ajuda a liberar o hormônio dopamina, aquele que produz a sensação de relaxamento e felicidade, mas consegue nos conectar novamente à infância despreocupada com a nossa família, ao sentimento de saudade de um tempo da nossa vida que era ótimo.

Tese que a psicoterapeuta Amy Morin confirma, e comenta o efeito “antecipado” das decorações natalinas na casa e sua função quase terapêutica: “As festas de Natal despertam um sentimento de nostalgia. A saudade ajuda a conectar as pessoas ao seu passado pessoal e ajuda as pessoas a entenderem sua identidade".

image: Icon Scout

Morin também acrescenta: "Para muitos, colocar as decorações de Natal antecipadamente é uma forma de se reconectar com a infância". A função terapêutica das luzes e cores do Natal pode ter efeitos positivos mesmo em quem não associa necessariamente este período à infância despreocupada, mas sim à perda de entes queridos, os mesmos com quem é tradicional o encontro durante este feriado. Por isso a psicoterapeuta acrescenta: “decorar a casa com antecedência para as festas de fim de ano pode ajudar essas pessoas a se sentirem mais ligadas à memória da pessoa que perderam”.

Por isso, não se sinta culpado se quiser decorar sua casa já em outubro, quando parecerá muito cedo para todos celebrar a magia do Natal: não é apenas uma forma de voltar a se sentir criança como antes, mas de se conectar novamente com o seu verdadeiro eu, aquele que desde a infância moldou você até chegar no que você é agora.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado