Porque a mania da maquiagem masculina está se espalhando cada vez mais, uma tendência contra os estereótipos de gênero

por Roberta Freitas

31 Janeiro 2021

Porque a mania da maquiagem masculina está se espalhando cada vez mais, uma tendência contra os estereótipos de gênero
Advertisement

Contra estereótipos de gênero, entram em jogo a base, a sombra, o batom, o pó facial e o blush. Não, não estamos brincando, estamos no século 21 e a maquiagem aplicada no rosto já não é mais uma prerrogativa apenas das clientes do sexo feminino, mas cada vez mais os homens estão tendo mais opções na compra de produtos cosméticos voltados exclusivamente para eles, sem ter vergonha para aplicá-los no próprio rosto e interagir com o resto do mundo. Uma tendência da moda inteiramente voltada para quebrar os estereótipos de gênero, masculino ou feminino.

via The Guardian

Advertisement

Apesar do que as pessoas pensam hoje em dia, a moda ou pelo menos a prática da maquiagem facial masculina e o uso de produtos cosméticos para eles já tinha sido documentada no Antigo Egito, e depois também na Roma Antiga, até as perucas masculinas e as bases estavam muito em voga durante a era elisabetana no século 16, sem esquecer a tradição do kabuki japonês do século 17.

Com a chegada da modernidade, a maquiagem masculina foi se tornado cada vez mais prerrogativa do show business, do teatro, do cinema e depois da TV, assim como o mesmo pode ser dito das personalidades musicais.

Advertisement

Ainda assim, em uma era contemporânea em que a luta pela igualdade de gênero se faz cada vez mais sentida e onde caem algumas das apostas ligadas ao estereótipo referente ao que pertence à esfera feminina e à masculina, até a indústria dos cuidados pessoais se adapta, evolui com as tendências da modernidade.

Por isso, muitas das marcas de maquiagem mais prestigiadas, como Manny Gutierrez, Jake-Jamie, Gabriel Zamora e James Charles eliminaram a diferença de gênero, para todos os homens que sempre quiseram aplicar sua própria maquiagem no rosto sem ter que se envergonhar e sem necessariamente ter que usar produtos tradicionalmente destinados às mulheres.

Uma mudança que surge das indústrias da moda, que captam de forma inteligente as novas tendências do cidadão contemporâneo e suas novas necessidades, e depois passa pelos VIPs, pessoas famosas, influenciadores nas redes sociais, todos prontos para dar aulas e tutoriais práticos de como aplicar esses novos produtos voltados para o mercado masculino, sem medo do preconceito!

Confira estes exemplos muito populares na web:

Advertisement
Advertisement

Você também não acha que finalmente é hora de abandonar os preconceitos de gênero e deixar toda a liberdade para quem quiser se expressar da melhor forma, sem ser constantemente julgado?

O que você acha dessa nova tendência?

Advertisement