“Adoção não é caridade”: Giovanna Ewbank se defende daqueles que a criticaram por ter acolhido crianças negras na sua família

por Roberta Freitas

31 Março 2021

“Adoção não é caridade”: Giovanna Ewbank se defende daqueles que a criticaram por ter acolhido crianças negras na sua família
Advertisement

Embora a sociedade em que todos vivemos hoje tenha feito grandes avanços nos direitos civis e na igualdade de todos perante a lei, que se trate de etnia, nacionalidade e assim por diante, o problema do racismo em todas as suas formas ainda está muito presente, embora queira ser escondido, e  acaba sempre vindo à tona nas redes sociais e na opinião pública. A absurda história que contar e tem como protagonista uma mulher e os seus dois filhos, e é verdadeiramente incrível...

via GQ

Advertisement

Todo mundo conhece a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, e sabemos que, junto com o ator Bruno Gagliasso, adotaram duas crianças negras. Desde então, ela tem sido criticada abertamente por ter adotados Titi e Bless. Um tema, o da adoção, que está muito caro a Giovanna, visto que Titi, a filha adotiva mais velha, foi abertamente atacada pela cor da sua pele nas redes sociais.

Advertisement

Giovanna, que documenta sua vida pública e privada com seus filhos e o marido Bruno no Instagram, disse que depois de um ataque particularmente depreciativo contra seus dois filhos adotivos, ela entrou em contato com a polícia para uma denúncia de crime cibernético. Tudo isso não era mais aceitável: "Disseram que eu não podia ter filho, que era estéril. Sempre me sentia culpada. Por que as mulheres não podem optar por não ter filhos biológicos? Qual é o problema?"

A atriz não só se sentiu agredida nas redes sociais pelo fato de ser "supostamente estéril" e não poder ter filhos biológicos, mas também pela adoção de dois filhos com a cor da pele diferente da dela e do marido como se fosse simplesmente "um ato de caridade, para lavar sua consciência". Giovanna, porém, não aceitou essas palavras: “Estamos muito irritados com a ideia de que muitos pensem que para mim e para Bruno essas crianças são uma recompensa. Que recompensa? Adotar não é caridade e as pessoas estão muito confusas”.

O que você acha disso? Adotar é um ato para "lavar a consciência" de acordo com as reclamações de alguns usuários da web, ou é um gesto de puro amor que nada tem a ver com a possibilidade ou não de poder conceber? 

Esperamos que Giovanna, Bruno, Titi, Bless e o mais novo integrante da família Zyan, possam continuar sendo felizes e que o preconceito possa passar bem longe dessa linda família. 

Advertisement