Não mate as lagartixas: são répteis que trazem sorte e podem apanhar até 200 mosquitos

por Roberta Freitas

29 Maio 2021

Não mate as lagartixas: são répteis que trazem sorte e podem apanhar até 200 mosquitos
Advertisement

Objetos de muitas lendas, crenças e acima de tudo muito preconceito, as lagartixas estão entre os répteis mais comuns que podemos encontrar durante o período quente do verão. Cada casa, durante os quatro meses mais quentes do ano, já hospedou pelo menos uma, e ela pode ser encontrada nas paredes mais pedregosas, ou nos interstícios entre as janelas ou portas da casa; elas sabem muito bem se esconder e escapar sem serem notadas, além de possuir habilidades miméticas extraordinárias. E apesar de tudo, muitos ainda têm um medo ancestral delas...

via Live Science

Advertisement
Public Domain Pictures

Public Domain Pictures

Todo tipo de coisa já foi dita sobre lagartixas, répteis que fazem parte da família Gekkonidae, e a maioria das palavras que foram ditas sobre elas estão, infelizmente, todas ligadas a preconceitos e lendas urbanas errôneas. Ter uma lagartixa como "amiga", ou pelo menos aprender a não ter medo dela, pode ser uma grande vantagem para nós, seres humanos; então, da próxima vez que você perceber que elas estão se esgueirando por uma fresta em sua porta ou janela ou paradas na parede de sua casa, não a afugente ou se livre dela: ela pode realizar algumas funções verdadeiramente incríveis...

Advertisement
Public Domain Pictures

Public Domain Pictures

Em primeiro lugar, esses pequenos e bonitos répteis têm patas que permitem que se movam e permaneçam firmemente presos a qualquer superfície; as pernas são cobertas por minúsculos pêlos que agem como se fossem chupadores, excelentes armas que permitem às lagartixas não só de saber se adaptar a qualquer ambiente, mas capturar com facilidade e habilidade algumas das presas mais "odiadas" por humanos durante os meses quentes de verão: de mosquitos a moscas, percevejos, aranhas e até escorpiões; aparentemente, as lagartixas têm a capacidade de acabar com alguns dos insetos mais indesejáveis ​​dentro e ao redor da casa, conseguindo comer até 200 mosquitos!

Gianni Del Bufalo/Flickr

Gianni Del Bufalo/Flickr

Portanto, não é coincidência que em muitas culturas este pequeno réptil seja visto como um protetor doméstico inesperado e amuleto da sorte; seja porque tem a capacidade de remover e eliminar alguns dos insetos mais chatos e indesejáveis ​​para o ser humano, porque a sua extraordinária capacidade de se misturar sempre o salva do ímpeto do homem que deseja para caçá-lo, ou porque suas pequenas escamas são hidro-repelentes e o protegem de gotas d'água que não o molham.

Essas e milhares de outras são as razões pelas quais é aconselhável não caçar ou mesmo se livrar da lagartixa quando está em casa: pode ser um recurso natural para afastar insetos indesejáveis ​​sem que você saiba!

Advertisement