Por que precisamos dormir com uma coberta mesmo quando está quente? - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Por que precisamos dormir com uma coberta…
Vai ao casamento da enteada mas chega atrasado ao da filha biológica: ela não o perdoa Uma noiva escreve para as damas de honra para esclarecer quanto tempo e dinheiro elas terão que gastar em seu casamento

Por que precisamos dormir com uma coberta mesmo quando está quente?

02 Julho 2021 • Por Roberta Freitas
2.646
Advertisement

Terá acontecido com você também de, nas noites mais quentes do verão, mesmo suando muito, não se sentir exatamente confortável dormindo em sua cama sem um cobertor ou um lençol leve: porque apesar do calor e do suar precisamos instintivamente nos sentir cobertos durante a noite mesmo quando as temperaturas são extremas? Na realidade, há uma explicação perfeitamente científica para essa necessidade, e é mais comum do que você pensa...

via: CTV News

A primeira explicação é puramente fisiológica; nós, seres humanos, somos criaturas vivas com uma temperatura interna "quente" e o que o nosso organismo faz todos os dias do ano é regular a diferença entre a temperatura interna e externa: muito trivialmente, se está frio lá fora, tendemos a nos cobrir, se está calor lá fora, tiramos as cobertas. Ainda assim, independentemente da temperatura externa, a fase do sono é diferente: neste momento muito importante para o nosso corpo, tendemos a "perder o controle" e, portanto, precisamos de elementos externos que nos ajudem a nivelar e manter a temperatura interna que naturalmente precisamos ter: aqui os cobertores entram em jogo.

Mas também existem fatores psicológicos que são acionados assim que vamos dormir, quer esteja calor ou frio lá fora. Por exemplo, quando crianças sempre fomos acostumados a dormir com pelo menos uma camada em nosso corpo, essa ação com o tempo se tornou rotineira e mecânica; uma rotina que com o cobertor cobrindo o corpo sinaliza que afinal "é hora de dormir".

image: Pxhere

O cobertor ou o lençol também são fatores externos que liberam serotonina, hormônio extremamente importante para regular o humor; geralmente quando essa substância é liberada do nosso corpo, o nível de bom humor e felicidade aumenta e talvez seja também por isso que preferimos dormir com um cobertor à mão mesmo quando está muito calor: quando estamos ansiosos ou estressados, fica mais difícil adormecer, por isso a função quase "protetora" do lençol ajuda a remover essa sensação psicológica e a nos fazer sentir mais relaxados.

Advertisement

Por fim, ainda falando em proteção, a função da manta é também a que nos acompanha desde que éramos crianças e tínhamos um medo ancestral do escuro; contra esse "monstro invisível", o cobertor à noite era a única e mais eficaz proteção e escudo contra esse terror profundo; os anos passam, da infância passamos muito rápido para a idade adulta, mas certos hábitos estão tão arraigados em nós que não podemos deixar de respeitá-los todas as noites. Com calor ou frio.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado