Por que precisamos dormir com uma coberta mesmo quando está quente?

por Roberta Freitas

02 Julho 2021

Por que precisamos dormir com uma coberta mesmo quando está quente?
Advertisement

Terá acontecido com você também de, nas noites mais quentes do verão, mesmo suando muito, não se sentir exatamente confortável dormindo em sua cama sem um cobertor ou um lençol leve: porque apesar do calor e do suar precisamos instintivamente nos sentir cobertos durante a noite mesmo quando as temperaturas são extremas? Na realidade, há uma explicação perfeitamente científica para essa necessidade, e é mais comum do que você pensa...

via CTV News

Advertisement
Giulia Mulè/Flickr

Giulia Mulè/Flickr

A primeira explicação é puramente fisiológica; nós, seres humanos, somos criaturas vivas com uma temperatura interna "quente" e o que o nosso organismo faz todos os dias do ano é regular a diferença entre a temperatura interna e externa: muito trivialmente, se está frio lá fora, tendemos a nos cobrir, se está calor lá fora, tiramos as cobertas. Ainda assim, independentemente da temperatura externa, a fase do sono é diferente: neste momento muito importante para o nosso corpo, tendemos a "perder o controle" e, portanto, precisamos de elementos externos que nos ajudem a nivelar e manter a temperatura interna que naturalmente precisamos ter: aqui os cobertores entram em jogo.

Mas também existem fatores psicológicos que são acionados assim que vamos dormir, quer esteja calor ou frio lá fora. Por exemplo, quando crianças sempre fomos acostumados a dormir com pelo menos uma camada em nosso corpo, essa ação com o tempo se tornou rotineira e mecânica; uma rotina que com o cobertor cobrindo o corpo sinaliza que afinal "é hora de dormir".

Advertisement
Pxhere

Pxhere

O cobertor ou o lençol também são fatores externos que liberam serotonina, hormônio extremamente importante para regular o humor; geralmente quando essa substância é liberada do nosso corpo, o nível de bom humor e felicidade aumenta e talvez seja também por isso que preferimos dormir com um cobertor à mão mesmo quando está muito calor: quando estamos ansiosos ou estressados, fica mais difícil adormecer, por isso a função quase "protetora" do lençol ajuda a remover essa sensação psicológica e a nos fazer sentir mais relaxados.

Lisa Dusseault/Flickr

Lisa Dusseault/Flickr

Por fim, ainda falando em proteção, a função da manta é também a que nos acompanha desde que éramos crianças e tínhamos um medo ancestral do escuro; contra esse "monstro invisível", o cobertor à noite era a única e mais eficaz proteção e escudo contra esse terror profundo; os anos passam, da infância passamos muito rápido para a idade adulta, mas certos hábitos estão tão arraigados em nós que não podemos deixar de respeitá-los todas as noites. Com calor ou frio.

Advertisement