Por que as mãos se enrugam na água? A resposta da ciência ainda é incerta - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Por que as mãos se enrugam na água?…
Jornalista humilhada ao vender sanduíches na rua responde às críticas: “Só quem rouba deve ter vergonha” Ele tem mais de 80 anos, mas continua a surpreender a todos desfilando com seu físico esculpido

Por que as mãos se enrugam na água? A resposta da ciência ainda é incerta

02 Setembro 2021 • Por Roberta Freitas
884
Advertisement

Você já se perguntou por que as palmas e pontas dos dedos das mãos enrugam quando em contato prolongado com a água? Você notou este fenômeno fisiológico quando foi para a piscina e nadou por muito tempo, ou quando decidiu tomar um banho relaxante em casa e passou muito tempo sob a superfície da água, ou quando você deu um mergulho durante um tempo longo demais no mar. Por que acontece esse fenômeno que, depois de alguns minutos, parece "voltar" ao normal?

A ciência ainda parece dividida sobre as razões para este fenômeno fisiológico e mais especificamente dermatológico, mas ao longo dos anos foram feitos estudos decididamente interessantes sobre ele. Uma primeira hipótese científica é sugerida pela University of Newcastle em um estudo publicado no Royal Society Journal Biology Letters; segundo os especialistas, parece que o enrugamento das mãos após um tempo prolongado na água é resultado da evolução, ou seja, uma adaptação evolutiva é colocada em prática para permitir que nossas mãos agarrem os objetos de uma maneira melhor enquanto estamos na água.

Mas há também outra teoria científica que parece enfatizar a importância fundamental do sistema nervoso quando nosso corpo entra em contato prolongado com a água.

De acordo com a hipótese sustentada pela revista Brain, Behavior and Evolution, o sistema nervoso poderia desempenhar um papel mais do que fundamental neste contexto: as rugas da pele na água seriam o resultado da redução do volume da polpa da pontas dos dedos causadas pela chamada "vasoconstrição" (o estreitamento dos vasos) implementada principalmente pelo sistema nervoso central.

Em suma, não há uma resposta única para a pergunta "por que nossas mãos enrugam e murcham depois de tomar banho no mar?", mas saiba que tudo é feito pelo nosso sistema nervoso e a capacidade adaptativa de nosso corpo, uma máquina extraordinária que, se bem oleada, é capaz de realizar funções extraordinárias e surpreendentes.

Você já sabia dessas explicações científicas sobre o enrugamento das mãos na água?

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado