O fotógrafo desaparece com as fotos do casamento: um casal o denuncia e é indenizado com £ 22.000
Em um mundo onde as imagens costumam ser mais importantes do que os fatos, um casamento sem uma sessão de fotos significa não ser capaz de lembrar em detalhes o melhor dia da sua vida. Um fotógrafo foi condenado no Tribunal Provincial de Surrey, um condado no sudeste da Inglaterra, a compensar um casal com £ 22.000 após 6 anos de seu feliz acontecimento. Uma multa muito elevada por danos irrecuperáveis.
via CBC News
Kaman e Ramandeep Rai contrataram o Sr. Bal e sua empresa, Elite Images, para fornecer serviços de fotografia e filmagem para o casamento deles, que aconteceu em junho de 2015. O fotógrafo recebeu £ 8.500 por seu trabalho, além de ter participado da cerimônia e comemorações.
Pena, porém, que a entrega das fotos e do filme do casamento nunca tenha ocorrido. “O fotógrafo evaporou de repente”, disse Kaman Rai, “apesar de termos tentado contatá-lo ligando para ele ou procurando por ele na sede de sua empresa. Inundamos sua secretária eletrônica e o bombardeamos com e-mails, mas sem sucesso".
Muitos improvisam como “fotógrafos de casamento”, mas é uma profissão delicada que implica uma boa dose de profissionalismo. A profissão de fotógrafo de casamentos é extremamente exigente. Temos que lidar com retratos, fotografia documental, naturezas mortas, publicidade e fotografia de arquitetura ao mesmo tempo. Simplificando, você precisa conhecer e dominar áreas muito diferentes da fotografia.
Uma preparação que, evidentemente, o Sr. Bal não tinha e acabou prejudicando não só este casal, mas também cinco outros casamentos. Todos pagos sem nunca terem visto o álbum final. Por este motivo, o tribunal foi particularmente estrito na determinação do montante a ser pago a título de indemnização.
"Nenhuma das explicações do Sr. Bal é sustentável", disse o magistrado disse claramente, "na verdade, elas só podem ser descritas como desculpas esfarrapadas. Até me pareceu que ele as estava inventando ali mesmo no banco das testemunhas”.
A fraca defesa do fotógrafo não foi considerada boa e os recém-casados serão generosamente compensados, mesmo que a memória do seu "dia do sim" tenha sido irremediavelmente perdida.