A mãe ensina a filha como ser autônoma e independente, "pagando" para ela fazer as tarefas domésticas

por Roberta Freitas

02 Dezembro 2021

A mãe ensina a filha como ser autônoma e independente, "pagando" para ela fazer as tarefas domésticas
Advertisement

As crianças devem ou não participar nas tarefas domésticas? As opiniões divergem entre os pedagogos: alguns argumentam que essas atividades fortalecem a educação dos pequenos; já os que são contra, pensam que a única tarefa das crianças deve ser brincar. Uma mãe inglesa postou sua experiência nas redes sociais. Sua solução foi pagar pelo trabalho da filha de nove anos com uma mesada. Uma escolha que suscitou várias controvérsias na rede...

via Mirror UK

Advertisement

Há quem diga que as crianças não devem fazer nada e quem defenda que em cada idade existem diferentes tarefas que podem ser realizadas até mesmo pelos pequenos. As mães geralmente preferem a segunda teoria: fazer com que os filhos as ajudem nas tarefas domésticas como se fosse um jogo. Em certo sentido, uma forma de reconhecer um pouco de autonomia. Além de estimular as crianças e tornar as tarefas um jogo educativo, para as mães, fazer o trabalho doméstico com os filhos é um momento de transmitir alguns dos valores mais importantes, como o respeito ao lar e a importância da ordem.

Ainda segundo as mães, ensinar os filhos a cuidar da casa é útil para dotá-los de competências muito importantes para a sua futura independência.

Advertisement

Jourdain Goodwill, 31 anos, é mãe de duas meninas: a mais nova tem apenas um ano, enquanto a filha mais velha - Darcey - tem 9 anos. A mulher disse que frequentemente envolve a filha mais velha nas tarefas domésticas. Apesar de sua pouca idade, Darcey é recompensada com uma mesada semanal de £ 4,50 para colocar suas roupas no cesto da roupa suja e limpar seu quarto.

Desse modo, a mãe quer tornar a filha responsável por administrar seu quarto e suas modestas finanças. Sim, porque ajudando nas tarefas domésticas, Darcey arrecadou mais de £ 200 na sua conta virtual GoHenry: um cartão de débito especialmente projetado para crianças e seu dinheiro. Agora, a garotinha tem dinheiro suficiente para pagar uma televisão de plasma para seu quarto, e fica animada para poder trabalhar com a mãe novamente.

Em suma, uma ideia interessante para estimular as crianças de diferentes pontos de vista, acostumando-as a serem autônomas. Na verdade, a iniciativa dessa mãe não foi recebida de forma negativa pelos psicólogos.

Claro que você não deve exagerar, mas capacitar seus filhos é talvez uma das tarefas mais importantes dos pais!

Advertisement