Bispo choca crianças na missa: "Papai Noel não existe, é o seu pai ou seu tio"

por Roberta Freitas

11 Dezembro 2021

Bispo choca crianças na missa: "Papai Noel não existe, é o seu pai ou seu tio"
Advertisement

Todos nós fomos crianças e sabemos muito bem que, chegando a época do Natal, mal podíamos esperar para escrever a carta ao Papai Noel para que ele nos trouxesse um ou mais brinquedos que há muito desejávamos; depois crescemos e percebemos que muito provavelmente aquele velhinho de barba branca e de roupa vermelha, nada mais era do que uma (linda) lenda nascida para alimentar o imaginário natalino dos pequenos. A decepção quando descobrimos que o Papai Noel não existia certamente não foi pouca...

via AGI

Advertisement
James Bradley/Wikimedia Not The Actual Photo

James Bradley/Wikimedia Not The Actual Photo

Mas apesar de tudo, é sempre bom celebrar toda a beleza e magia do Natal junto com os filhos pequenos, porque é graças a eles e à sua fé inabalável na figura bondosa e generosa do Papai Noel que esta festa é tão bonita, mesmo para nós pais que já nos tornamos adultos há algum tempo. No entanto, há quem não veja com bons olhos a lendária figura do Papai Noel por ser um símbolo de consumismo que durante décadas transformou o Natal em uma festa puramente capitalista, totalmente desligada de seu significado mais profundo e religioso.

O bispo de Noto, charmosa cidade barroca a província de Siracusa, na Sicília, chocou muitos de seus pequenos fiéis durante as celebrações de uma festa na basílica da cidade; durante seu discurso público, o bispo Antonio Staglianò refletiu sobre a figura de São Nicolau de Bari (figura histórica que deu origem à lenda do Papai Noel) com palavras muito duras que literalmente chocaram crianças e adultos que ali estavam: “Papai Noel não existe, na verdade quero dizer que a cor vermelha do vestido que ele usa foi escolhida pela Coca-Cola, simplesmente com o propósito de venda”.

Você pode imaginar o rosto dos pequenos fiéis quando de repente ouviram essas palavras: era tudo verdade o que o bispo de Noto estava dizendo? Os pais que lá estavam ficaram constrangidos, por não saberem explicar aos filhos o significado daquelas palavras aparentemente tão ásperas, sem magia.

Advertisement
Picryl/Not The Actual Photo

Picryl/Not The Actual Photo

Depois da onda de polêmica contra ele, o Bispo Staglianò respondeu o seguinte: "Eu disse que Papai Noel não é uma pessoa histórica como São Nicolau, no qual personagem fictício foi inspirado. Eu encorajei os mais jovens a terem uma ideia mais encarnada de Papai Noel, para saberem viver melhor a espera e, sobretudo, a troca de presentes. Se o Papai Noel é São Nicolau, as crianças devem se abrir ao sentimento de ajuda mútua, à solidariedade dos presentes para as crianças mais pobres”.

O que você acha das palavras desse padre? Embora tenha dito a verdade e conduzido o Natal até suas raízes religiosas, você não acha que ele pode ter acabado com a fantasia dos pequenos?

Advertisement