O chefe rouba o seu trabalho e diz que é dele: ela se vinga adicionando uma assinatura indelével aos documentos

por Roberta Freitas

18 Março 2022

O chefe rouba o seu trabalho e diz que é dele: ela se vinga adicionando uma assinatura indelével aos documentos
Advertisement

As relações de trabalho com colegas e chefes nunca são fáceis, mas em certos ambientes de trabalho elas conseguem se transformar em algo impossível de lidar todos os dias. Cristina Sevcenco tinha 25 anos quando, em 2019, foi contratada por sua primeira grande empresa. Nas primeiras duas semanas ela realizou uma pesquisa de mercado muito importante, que levou ao desenvolvimento de insights estratégicos que foram muito relevantes para o futuro da empresa. O problema é que ninguém havia mencionado o nome dela durante a apresentação de seu trabalho: o chefe de Cristina, aliás, usou o trabalho da jovem e depois "revendeu" como se ele que tivesse feito. Quantos de vocês tiveram essa experiência? Temos a certeza que este tipo de situação é, infelizmente, mais comum do que parece. Cristina, no entanto, não resistiu e encarou a questão de frente.

via TikTok / cristinasevcenco

Advertisement
TikTok / cristinasevcenco

TikTok / cristinasevcenco

Descobrir que seu trabalho está sendo "passado" como o trabalho de outra pessoa pode ser muito frustrante, especialmente se ninguém tiver declarado explicitamente o assunto com antecedência. Cristina sabia que nunca compareceria pessoalmente a reuniões importantes da empresa e, consequentemente, certamente não esperava apresentar suas ideias e pesquisas diante de outros gerentes, mas esperava que pelo menos seu nome não tivesse sido cancelado da apresentação. Infelizmente, as apresentações feitas por Cristina não só foram exibidas por seu chefe sem nenhuma alteração, mas a única coisa que foi alterada foi justamente o nome de Cristina.

A jovem percebeu isso quando, certa vez, passou pela sala do escritório onde acontecia uma dessas importantes reuniões: "passei por um escritório e vi meu trabalho sendo apresentado em uma sala cheia de gente muito poderosa", lembrou Cristina, "no entanto, meu nome não foi mencionado nem uma vez... Partiu meu coração."

Advertisement
TikTok / cristinasevcenco

TikTok / cristinasevcenco

Cristina tentou explicar o assunto ao chefe, ressaltando que não estava pedindo promoção, bônus ou poder comparecer pessoalmente às apresentações, mas simplesmente queria que seu nome fosse mantido, em reconhecimento ao seu trabalho árduo. Mas seu chefe acabou minimizando o assunto. Nesse momento, Cristina tomou a decisão de manter seu trabalho e se vingar um pouco: escondeu seu nome dentro da apresentação do PowerPoint, acrescentando sua assinatura com marca d'água em cada slide. Agora seu nome seria legível e todos saberiam que o cérebro por trás dessas pesquisas brilhantes era o dela.

Após essa mudança, muitos usuários pediram a ela para fazer um tutorial sobre como adicionar uma "marca d'água" aos slides ou, mais geralmente, ao documento ou imagem que você deseja proteger contra roubo. Cristina admitiu, no entanto, que essa mudança lhe custou muito caro: sua carreira sofreu uma interrupção abrupta e a empresa em questão a substituiu imediatamente.

TikTok / cristinasevcenco

TikTok / cristinasevcenco

Agora Cristina trabalha para outra empresa e disse: "eu acho que gerentes que roubam o trabalho de outras pessoas são muito comuns porque neste campo é uma jaula de leões. Você tem que lutar para fazer o seu caminho. Literalmente. Não importa quem se machuque". No entanto, a jovem trabalhadora sonha com um mundo onde não tenha que haver competição desenfreada:

"Nem sempre tem que ter competição. Podemos trabalhar juntos para crescer. Não precisamos roubar uns aos outros. Podemos aprender uns com os outros e ser melhores, criar um espaço de trabalho melhor, onde todos são apoiados e valorizados. Mas às vezes me parece que é apenas um sonho".

O que você acha disso? Você já se viu na mesma situação que Cristina?

Advertisement