Perde o último trem para voltar para casa, mas é ajudada por um sem-teto: ela retribui com uma oferta generosa

por Roberta Freitas

11 Setembro 2022

Perde o último trem para voltar para casa, mas é ajudada por um sem-teto: ela retribui com uma oferta generosa
Advertisement

Um velho provérbio diz que “o hábito não faz o monge” e em alguns casos é exatamente assim. Quantas vezes - tomados pelos nossos compromissos - nem notamos as pessoas mais necessitadas na rua. Passamos por elas, como se fossem invisíveis, talvez distraídos por algo na tela do smartphone, sem sequer ler os cartazes que podem ter colocado ao lado de seus objetos no chão. Nicole Sedgebeer, uma jovem de 21 anos do Reino Unido, entendeu isso muito bem e espera que sua história ajude você a demorar um pouco mais olhando para as pessoas que encontra na rua.

via BBC

Advertisement

I hope this story makes people look twice when they see a homeless person. Last night I missed my last train home and...

Pubblicato da Nicole Sedgebeer su Venerdì 4 marzo 2016

Em uma noite como qualquer outra, Nicole estava a caminho de casa quando perdeu o último trem para sua cidade. Presa sem ter como voltar para casa e prestes a explodir em lágrimas, ela foi abordada por um homem gentil chamado Mark, um sem-teto. O homem explicou que não era seguro ficar na estação esperando o trem da manhã seguinte, então ele se ofereceu para indicar a Nicole um lugar seguro e quente para se abrigar.

Mark levou Nicole a um bar próximo que ele sabia estar aberto 24 horas por dia e escoltou a jovem até lá, porque "era muito perigoso andar sozinha". No caminho e dentro do bar, os dois se conheceram: "nós comemos alguma coisa e ele me contou sobre sua vida. Ele trabalhou no exército e foi um sem-teto por 12 anos", disse Nicole. Depois de um tempo, Mark explicou à garota que precisava recuperar seu saco de dormir e seus poucos pertences, mas que voltaria a tempo de levá-la de volta à estação para pegar o primeiro trem disponível. Nicole não deu muito peso a essa promessa e assim, quando se aproximou a hora de voltar para a estação, ela saiu do bar. Não deu nem mesmo alguns passos e ela viu Mark correndo em sua direção, pronto para acompanhá-la: ele havia pegado um ônibus para voltar até ela o mais rápido possível.

Surpresa com a sua gentileza, Nicole tirou uma foto com Mark e postou sua história em sua conta do Facebook: "este homem, com quem eu provavelmente teria evitado contato visual se ele tivesse me pedido dinheiro, transformou completamente um dia "não" no momento que mais me abriu os olhos em toda a minha vida", escreveu Nicole. "P.S. Esta foi a primeira selfie de Mark!", acrescentou. O post rapidamente se tornou viral, ganhando dezenas de milhares de compartilhamentos. No entanto, a garota se sentiu muito em dívida com ele e quis retribuir com um gesto concreto.

Advertisement

Depois de pensar em como retribuir a cortesia, Nicole criou uma página de arrecadação de fundos para ajudar Mark e todos os sem-teto em Londres. "O gesto gentil de um sem-teto pode ajudá-lo e a muitos outros", escreveu ela em sua página. "Mark incorpora o melhor da humanidade. Ele se esforçou para me ajudar, uma completa estranha, quando a realidade de sua situação é que as pessoas passam por ele todos os dias sem oferecer ajuda. Mark você é um homem especial, eu nunca mais vou olhar de cima para baixo um sem-teto e eu quero fazer algo para ajudar você e todos os outros sem-teto da cidade de Euston", concluiu.

O objetivo da Nicole era angariar 5.000€, mas em pouco tempo ultrapassou os 12.000€! Ela os doou inteiramente para Mark e agradeceu aos usuários por permitir que ela ajudasse seu novo amigo. "É um grande presente ver quantas pessoas pensaram em ajudar Mark, obrigado um por um", disse Nicole.

Advertisement