Escola convida mães a se vestirem "adequadamente" quando vão buscar os filhos: a polêmica começa

por Roberta Freitas

22 Setembro 2022

Escola convida mães a se vestirem "adequadamente" quando vão buscar os filhos: a polêmica começa
Advertisement

A escola é uma das instituições mais importantes na vida de cada pessoa. Você entra como uma criança, quando o mundo ainda é desconhecido e você está na fase inicial de aprendizado, e sai quando tem uma boa cultura, uma boa educação e está pronto para alçar voo e trilhar seu próprio caminho. Existem vários institutos no mundo e cada um tem seu próprio método de ensino e regras, não apenas para os alunos dentro das classes mas, aparentemente, também para os pais.

Prova disso é a história que queremos contar, que tem como fulcro um aviso apresentado por uma escola mexicana e dirigido às mães, que tem suscitado muitas controvérsias. Vamos descobrir a mensagem juntos.

via Quinto Poder

Advertisement

Uma escola em Coahuila, no México, tem feito falar muito sobre si mesma por causa de um cartaz colocado no portão de entrada do prédio e dirigida a todas as mães dos alunos. "Atenção, mães de família. Pedimos que venham buscar seus filhos com roupas adequadas e apropriadas para esta escola - podemos ler na mensagem - Nada de shorts curtos, nada de minissaias, nada de blusas decotadas, nada de blusas de tiras ou transparentes. Evitamos desrespeitos desnecessários”.

Palavras diretas e claras que não deixam nenhuma possibilidade de mal-entendido e que deram origem a uma importante polêmica. Quando, de fato, a foto começou a rodar na web, se tornando viral, os usuários se dividiram entre os que acharam a mensagem certa, alegando que a escola estava defendendo bons valores e princípios, e os que, ao contrário, acharam que era uma limitação à liberdade pessoal.

Advertisement
Pxhere - Not the actual photo

Pxhere - Not the actual photo

"Os tempos estão mudando, mas há pessoas que não conseguem se adaptar e escrevem mensagens semelhantes" - escreve um usuário. “Cada um tem o direito de se vestir como quiser, não se pode intervir na roupa e na vida dos outros” – outro responde e novamente: “as mães deveriam processar a escola por tentar limitar os direitos de cada uma”. Em suma, os comentários das pessoas não tardaram a chegar e há quem não tenha poupado o instituto por ter feito tal pedido.

É certo, de fato, esperar que as mulheres se apresentem de uma determinada maneira e não de outra? E quem decide qual roupa é mais ou menos adequada para o ambiente escolar? Quais seriam os critérios a serem seguidos para estar em consonância com ideias que, dependendo do indivíduo, podem ser pessoais e questionáveis? Tantas perguntas, para as quais cada um talvez tenha sua própria resposta, que suscitam muitas reflexões.

O que você acha: você concorda com a escola ou é da opinião que shorts curtos não são um problema tão grande?

Advertisement