Se recusa a ceder seu assento na primeira classe a uma idosa: elogiada por sua escolha

por Roberta Freitas

08 Novembro 2022

Se recusa a ceder seu assento na primeira classe a uma idosa: elogiada por sua escolha
Advertisement

Sabemos bem que a educação e a vida cívica envolvem o respeito de certas regras. Quer estejam escritas ou não, é sempre importante tê-las em mente para evitar o desrespeito, especialmente com os mais velhos. Por exemplo, é sempre aconselhável ceder o lugar nos transportes públicos aos mais velhos, de modo a permitir a eles que viagem com mais conforto. Mas se isso não for possível porque cria um problema para nós, o que devemos fazer?

A protagonista desta história se viu em uma situação semelhante, então ela decidiu contar sua história no Reddit e pedir conselhos sobre isso.

via Reddit

Advertisement
Pexels - Not the actual photo

Pexels - Not the actual photo

Em um post publicado no site, uma mulher de 32 anos conversou com os usuários sobre a sua experiência durante uma viagem de trem. Voltando de duas longas semanas de trabalho fora de casa, a jovem estava voltando de Londres para Aberdeen e, como a viagem levaria umas 7 horas, ela decidiu reservar um assento confortável na primeira classe. "Eu sabia que durante a viagem teria que trabalhar, então - disse a mulher - reservei um único lugar onde não seria incomodada de forma alguma. Tudo isso muito antes da data de partida". Mas quando ela subiu a bordo, algo muito desagradável aconteceu.

“Entrei no trem e ocupei o meu lugar – continuou a autora do post – Era uma das prioridades normalmente reservadas para pessoas com dificuldades. Ao mesmo tempo em que sentei no meu lugar, chegou uma senhora de cerca de 60 anos que, com um rude aceno de cabeça, apontou para a placa acima do assento que dizia que era reservado". Gesto que indiretamente escondia o pedido para ela levantar e dar o lugar. O que a jovem não fez.

Depois de explicar várias vezes à senhora que tinha todo o direito de usá-lo, a mulher teve que chamar uma funcionária para resolver a situação. Ela, por sua vez, tentou dizer à jovem que seria melhor mudar de lugar, convidando-a a passar para a segunda classe, solução que, novamente, a mulher de 32 anos não considerou.

Advertisement
 Massachusetts Office Of Travel & Tourism/Flickr - Not the actual photo

Massachusetts Office Of Travel & Tourism/Flickr - Not the actual photo

A senhora de 60 anos tinha uma passagem que lhe permitia embarcar em qualquer trem, mas não garantia seu lugar, enquanto a protagonista da história havia reservado com bastante antecedência e também tinha pagado caro. Por isso que ela tinha decidido nao desistir do lugar. A mesma coisa que outros passageiros de primeira classe fizeram, então a mulher de 60 anos foi acompanhada pelos funcionários do trem em outro vagão.

Isso deixou a autora intrigada e amargurada, tanto que ela quis pedir uma opinião na web. Os usuários que deixaram um comentário concordaram com ela e culparam a empresa de transporte por vender assentos, que deveriam ter sido reservados, a preços muito altos.

O que você acha disso? Você teria desistido de seu lugar de qualquer maneira, ou teria ficado lá?

Advertisement