Ela pinta a porta da frente de rosa, os vizinhos reclamam: "nós não estamos na Disneylândia"

por Roberta Freitas

14 Novembro 2022

Ela pinta a porta da frente de rosa, os vizinhos reclamam: "nós não estamos na Disneylândia"
Advertisement

Não há nada mais divertido do que ter a casa própria para mobiliar e reformar ao seu gosto, mesmo que - na maioria das vezes - você deva respeitar as regras do condomínio ou da decoração urbana. A Sra. Miranda Dickson, uma mãe de 48 anos de Edimburgo, Escócia, com dois filhos para sustentar, descobriu isso da maneira mais difícil. A mulher corre o risco de uma multa muito alta de 20.000 euros por ter pintado de rosa a porta da frente de sua casa localizada na New Town, em uma rua pontilhada de casas georgianas considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995 e, portanto, regulamentadas pelo Município.

via BBC

Advertisement

De fato, existem regulamentos municipais específicos que estabelecem quais mudanças podem ser feitas nas propriedades dessa área. A mulher criticou a cidade por suas regras "desatualizadas". A casa foi herdada por Dickson em 2019 de seus pais, mas os arquitetos da Câmara Municipal de Edimburgo se opuseram à nova cor da porta e agora insistem que ela seja pintada de branco brilhante. A senhora Dickson, no entanto, acha que o relatório é "maldoso". “Na verdade, a porta muitas vezes atrai a atenção dos transeuntes, com muitos usuários do Instagram parando para posar para uma foto na frente dela”, comentou Miranda.

No entanto, os vizinhos não pensam da mesma maneira. Bill Giles, 86 anos, disse que a porta ousada de sua vizinha é de uma cor "verdadeiramente horrível" que "não se encaixa" na estética do bairro: "não estamos na Disneylândia, é de mau gosto", disse o Sr. Giles. Aparentemente, a Câmara Municipal de Edimburgo apoiou os protestos dos vizinhos e se opôs à cor, dizendo que a porta "não está de acordo com o caráter histórico" do edifício protegido.

Advertisement

"Existem cidades no Reino Unido como Bristol, Notting Hill e Harrogate que são muito coloridas. Chegar em casa e ver minha porta da frente me dá alegria, tenho orgulho dela. É a minha casa, deveria ser livre para decorá-la como achar melhor", comentou Miranda. No entanto, o Município comunicou a ela, através de uma carta, que deve repintar a porta com uma cor mais adequada, que deve ser “escura e suave”. A Sra. Dickson disse que a carta afirmava que sua porta era "rosa brilhante", mas na verdade é rosa claro. "A carta me instrui a pintá-la de branco, o que vai contra as diretrizes da cor escura e suave. É ridículo", observou Miranda.

No fim, a mulher disse que planejava repintar a porta de um vermelho escuro. O que você acha de todo esse caso? O rosa da porta de Miranda dá um toque de vivacidade ou é de mau gosto?

Advertisement