Gêmeos nascem de embriões congelados há 30 anos: um verdadeiro recorde

por Roberta Freitas

10 Dezembro 2022

Gêmeos nascem de embriões congelados há 30 anos: um verdadeiro recorde
Advertisement

Ter um filho é o sonho de muitos. Há os que conseguem com facilidade e os que encontram dificuldades ao longo do caminho. Felizmente, hoje em dia não é tão complicado superá-los e existem muitos novos métodos que ajudam nisso, principalmente graças aos avanços da medicina. O casal do qual queremos falar, por exemplo, decidiu recorrer a um desses procedimentos para ter mais dois filhos.

Os cônjuges em questão recorreram a estruturas especializadas e optaram pela fertilização in vitro, prática pela qual os embriões fecundados graças aos óvulos de outra mulher, muitas vezes desconhecida, são implantados no útero da futura mãe. Nada de estranho, dada a modernidade, mas o que nos deixou sem palavras é a data em que foram congelados. Mas vamos contar melhor.

via CNN

Advertisement

Philip e Rachel Ridgeway moram em Vancouver, Washington. O pai e a mãe de quatro filhos esplêndidos de 8, 6, 3 e 2 anos já tinham o desejo de ter outro filho, mas encontraram algumas dificuldades, motivo pelo qual se viram numa encruzilhada. A escolha que tiveram que fazer foi entre abandonar esta intenção ou optar pela fecundação assistida e esta segunda opção acabou por ser a melhor para eles.

Assim nasceram Lydia e Timothy, dois bebezinhos que foram concebidos em 22 de abril de 1992, quando seus pais tinham apenas 3 e 5 anos. Os criadores originais decidiram congelar os dois embriões e deixá-los sob custódia em um laboratório de fertilidade da Costa Oeste até 2007, quando foram doados ao National Embryo Donation Center (NEDC) no Tennessee, onde permaneceram até que Rachel e Philip não decidissem que seriam seus.

Advertisement

É um verdadeiro recorde de nascimento, pois ocorreu 30 anos após o momento da concepção. Os dois pais não tinham intenção de fazer algo extraordinário, como eles mesmos afirmaram, apenas perguntaram quais deles estavam esperando há mais tempo e os escolheram.

Embora não querendo, Lydia e Timothy são os filhos "mais velhos" nascidos de fertilização assistida e, portanto, dignos de nota. Isso já havia acontecido antes deles, mas a longevidade foi estabelecida em 24 e 27 anos, então o recorde foi quebrado e eles entraram para a história com plenos direitos.

Só temos a desejar uma boa vida e um futuro esplêndido ara toda a família.

Advertisement