Patrão pede que funcionários abram mão de férias para ajudar colega necessitado

por Roberta Freitas

22 Fevereiro 2023

Patrão pede que funcionários abram mão de férias para ajudar colega necessitado
Advertisement

Nem todo mundo tem a sorte de trabalhar para gerentes compreensivos, empáticos e colaborativos. Muitas vezes ouvimos que existe uma diferença entre "chefe" e "líder" e é verdade: um chefe comanda, leva o crédito pelos sucessos e considera os números de seus funcionários a serem usados. Um líder envolve, incentiva, compartilha os méritos dos sucessos da empresa e faz com que seus colaboradores façam parte do projeto, como uma verdadeira equipe.

Aparentemente, a empresa desta história não parecia ter um líder no comando, mas sim um homem que buscava a forma mais conveniente de economizar sem declarar abertamente. Vamos contar melhor essa história.

via Reddit

Advertisement
Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

Um usuário anônimo compartilhou no conhecido fórum online Reddit uma mensagem que apareceu no quadro de avisos de seu local de trabalho, acompanhando a foto da comunicação com o seguinte comentário: "estou sem palavras. Isso é patético".

O aviso divulgado no quadro de avisos diz o seguinte: "caros funcionários, temos uma funcionária de longa data, com 17 anos de serviço, que está internada e terá que fazer reabilitação por vários meses. Ela esgotou todos os seus dias acumulados e seus benefícios estão prestes a expirar. Como vocês podem imaginar, isso custou uma quantia significativa de dinheiro à família dela. Se algum de vocês gostaria de doar um ou mais dias em seu benefício, notifique o Vice-Presidente de Serviços por escrito, obrigado pela atenção", acompanhado da assinatura do Presidente e do Diretor-Presidente.

Isso fez com que não só os funcionários torcessem o nariz, pois se sentiram colocados no centro de um assunto que não os preocupava, mas também todos os internautas. Muitos se manifestaram de forma sarcástica e argumentativa, alegando que a empresa estava agindo de forma injusta com os funcionários.

Advertisement
Reddit

Reddit

De alguma forma, aproveitando seu senso de dever e empatia por um colega de trabalho com problemas, segundo as pessoas, os chefes estavam se aproveitando deles para limitar as despesas. Se algum dos outros trabalhadores tivesse desistido de alguns dias, os níveis superiores da empresa não teriam de pagar os dias em que o colaborador não estivesse presente. “Permita-me fazer você se sentir culpado ao obrigá-lo a fazer algo que acabaria sendo mais barato para mim”, escreveu um usuário fingindo se passar pelo chefe da empresa.

Há também quem não se surpreenda com o episódio, argumentando que muitas empresas exploram esse tipo de "chantagem moral" para fingir simpatia e evitar gastos desnecessários. O empregador poderia simplesmente continuar pagando seu empregado doente sem pedir a outros trabalhadores que sacrificassem suas férias.

O que você acha disso?

Advertisement