Um pequeno herói: menino salva avô de sufocamento com manobra aprendida na escola

por Roberta Freitas

27 Maio 2023

Um pequeno herói: menino salva avô de sufocamento com manobra aprendida na escola
Advertisement

Quando você se torna pai, tem o dever de educar seus filhos da melhor maneira possível, na esperança de que eles cresçam respeitosos com os outros e prontos para enfrentar qualquer situação que a vida lhes apresente. Uma tarefa que certamente não é fácil e onde nunca se está “sozinho”: a escola contribui significativamente para dar “apoio” na educação, pelo menos a nível acadêmico.

Às vezes, há noções aprendidas na escola que podem realmente fazer a diferença: neste caso, salvaram uma vida humana.

via Today

Advertisement
Wallpaperflare - Not the actual photo

Wallpaperflare - Not the actual photo

A história aconteceu na Itália: uma criança salvou a vida de seu avô!

O idoso comeu um bocado de comida que, no entanto, ficou "preso" em sua traqueia fazendo com que sentisse falta de ar. Ele não conseguia mais respirar e a situação de repente se degenerou: ele arriscava sufocar. Mas felizmente houve quem tivesse feito o dever de casa, literalmente.

O menino muito jovem não entrou em pânico e, de fato, conseguiu se manter lúcido em uma situação crítica: ele imediatamente estabeleceu como proceder e "instruiu" o pai como fazer.

Advertisement
Wallpaperflare - Not the actual photo

Wallpaperflare - Not the actual photo

Ele orientou o pai passo a passo no que é conhecido como manobra de Heimlich: uma série de "golpes" dados nas costas do sujeito em crise respiratória seguidos de alguns movimentos próprios de compressão abdominal. Essa técnica deu certo e o vovô realmente expeliu a comida que não estava permitindo que ele respirasse!

Os socorristas, assim que chegaram ao local, parabenizaram o menino pela pronta intervenção que se revelou vital. Admirados e maravilhados, todos se perguntavam como uma criança poderia conhecer tal noção.

E logo veio a resposta: "aprendi na escola!", revelou o menino. De fato, pouco tempo antes, em sua classe, havia sido dada uma aula pela Cruz Vermelha sobre algumas intervenções de primeiros socorros para crianças entre 8 e 13 anos.

Assim se salvou uma vida graças à coragem e vontade de aprender de uma criança; às vezes são os pequenos que veem os adultos como seus heróis, mas desta vez os papéis se inverteram!

Advertisement