Você sabia que esses ácaros vivem no seu rosto? Um dermatologista explica o que são e quando intervir

por Roberta Freitas

30 Maio 2023

Você sabia que esses ácaros vivem no seu rosto? Um dermatologista explica o que são e quando intervir
Advertisement

Entre as várias preocupações que afetam a vida quotidiana há, sem dúvida, aquela relativa à higiene e limpeza: quer tenhamos crianças pequenas em casa ou não, devemos viver e manter sempre o ambiente doméstico o mais “saudável” possível. Existem várias formas e produtos que podem nos ajudar na tentativa de não proliferar germes e bactérias, mas há algo pelo qual muito pouco podemos fazer.

Temos que lidar com isso todos os dias, "cara a cara", aliás, está presente em nosso rosto.

via Flipboard

Advertisement
Pxhere - Not the actual photo

Pxhere - Not the actual photo

É o que revela o dermatologista do Colorado, nos Estados Unidos, Dr. Scott Walter. Vamos falar sobre alguns ácaros em particular, conhecidos como ácaros Demodex, que literalmente vivem em nossa pele.

“Essas criaturinhas podem ser comparadas a carrapatos e aranhas, como se fossem seus parentes distantes”, disse o especialista.

O mais chocante é que é um pouco como se eles se alimentassem da nossa pele e se alojassem justamente no nosso rosto: ali mesmo eles "festejam" e até acasalam! Pode parecer absurdo e repugnante, mas na realidade é um processo completamente natural que une todo ser humano. Sua presença, em alguns casos, porém, pode se transformar em um problema que não deve ser subestimado. Vamos ver do que se trata.

Advertisement
Pixabay - Not the actual photo

Pixabay - Not the actual photo

Os demodex, mais precisamente, se alimentam de sebo, ou seja, uma "matéria" gordurosa que é produzida por algumas das nossas glândulas com o objetivo de manter a pele macia, uma "camada protetora" capaz de defendê-la de alguns agentes externos. Mas eles não se limitam a isso.

Na verdade, eles depositam seus ovos bem entre os poros da pele do rosto e, ao fazê-lo, dão vida a uma "mudança geracional" ininterrupta. Portanto, é impossível se livrar dele. As boas notícias?

Existem diferentes tipos e, aqueles que afetam única e exclusivamente os seres humanos, são completamente inofensivos. Pelo menos na maioria dos casos: é possível ser acometido pela foliculite por Demodex e há sinais claros que revelam essa "alteração".

Austin Whittall/wikimedia

Austin Whittall/wikimedia

A foliculite por Demodex ocorre quando o número desses ácaros cresce exponencialmente, ultrapassando assim a quantidade "normal" com a qual nosso corpo está acostumado a "viver" e a principal causa parece ser um mau funcionamento do sistema imunológico.

Geralmente ocorre da noite para o dia, e isso envolve acordar com uma área incomum 'manchada' do rosto, como uma erupção avermelhada.

De acordo com a Cleveland Clinic, se você tem essa foliculite em particular, pode sentir um ou mais dos seguintes sintomas: sensação de queimação no rosto, coceira, espinhas com pontos brancos, vermelhidão, sensação de pele "escamada e áspera", eczema , pele hipersensível, um estranho "brilho esbranquiçado" nos olhos e pestanas que pode levar a "visão reduzida", irritação e comichão nos olhos, pálpebras espessadas e até mesmo a queda das pestanas.

Nesses casos, basta entrar em contato com seu médico de confiança para obter orientação sobre o tratamento mais adequado, que geralmente consiste na lavagem frequente do rosto com produtos especiais para eliminar a presença de ácaros em excesso.

Advertisement