Como reproduzir rosas "infinitamente" começando apenas de uma batata

por Roberta Freitas

02 Agosto 2023

Como reproduzir rosas "infinitamente" começando apenas de uma batata
Advertisement

Um dos hobbies mais amados pelas pessoas é a jardinagem: a paixão pelo verde une muitas pessoas. Talvez porque as plantas, com as suas cores e as suas formas sinuosas, sejam de fato criaturas e como tal seja um prazer cuidar delas. Não requerem grandes gastos de energia ou dinheiro: bastam simples precauções e alguns pequenos cuidados para fazê-las prosperar.

Entre as plantas mais conhecidas e com um significado profundo, certamente incluímos a roseira, cuja bela flor é um pouco o símbolo do amor e da paixão. Mas é possível cuidar dessa linda planta de forma simples e econômica e até mesmo reproduzi-la fazendo você mesmo? Com certeza sim: graças a este pequeno guia você poderá ter sempre rosas floridas em suas varandas, todas "reproduzidas" por você!

via Trucosparalacasa

Advertisement
Priroda leci sve/Youtube/Screenshot

Priroda leci sve/Youtube/Screenshot

O que você precisa são alguns ingredientes simples e baratos. Antes de tudo, será necessário ter pelo menos uma roseira, a planta que podemos definir como "ponto de partida", a partir da qual geraremos todas as outras. Será muito importante começar com uma rosa que já floresceu no passado pelo menos uma vez!

Dito isto, os outros ingredientes necessários são uma ou mais batatas (não importa a variedade ou marca) e terra universal. Equipe-se também com uma tesoura, um ou mais vasos e um copo de água bem fundo.

Agora vamos ver como proceder passo a passo para propagar rosas com sucesso: siga todos os passos e... divirta-se!

Advertisement
Royces Homestyle Cakes/Facebook

Royces Homestyle Cakes/Facebook

Primeiro você cortará as mudas que possui: faça um corte oblíquo limpo com a tesoura para obter um caule com cerca de 20 centímetros de comprimento. A estaca recém-obtida será então colocada no copo com água para que se alimente até estar pronta para ser "plantada" na batata.

Em seguida, prepare o referido tubérculo fazendo um buraco exatamente no centro com cerca de 2 centímetros de profundidade (você pode se ajudar com um lápis). Agora é hora de colocar a planta cortada dentro da batata previamente preparada para "encaixá-la" corretamente dentro.

O próximo passo envolve plantar as batatas contendo as mudas em um vaso suficientemente grande e cobrir o tubérculo com terra universal. Recomendamos que dê especial atenção à rega e ao "microclima" destas futuras mudas: a água nunca deve estagnar no solo, que no entanto deve se manter constantemente húmido, e a temperatura ideal deve rondar os 20 graus Celsius, por fim evitar sempre luz solar direta. Dentro de algumas semanas, as mudas devem começar a criar raízes nas batatas, graças à própria nutrição delas.

A essa altura, só falta transplantar as mudas crescidas diretamente para o seu jardim ou para um vaso de tamanho adequado! Lembre-se de que nem todos os tipos de rosas são adequados para propagação: pergunte sempre ao seu viveiro de confiança.

Advertisement