Por que os avós confundem os nomes dos filhos e dos netos? Existe uma explicação... e é belíssima! - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Por que os avós confundem os nomes…
Se acontecer uma destas coisas, significa que um anjo veio te visitar A vovó cuida de um

Por que os avós confundem os nomes dos filhos e dos netos? Existe uma explicação... e é belíssima!

12.114
Advertisement

Se você cresceu em uma família grande, ou se teve pelo menos um irmão, certamente terá vivido aquele momento em que um pai ou avô confundiu seu nome com o de outra pessoa da família: em outras palavras, eles o chamaram pelo nome do seu irmão ou primo. Talvez a princípio um descuido como esse possa causar um pouco de mau humor, porque o pensamento mais lógico que vem à mente é que esse avô ou pai não nos quer bem o suficiente para lembrar do nosso nome. No entanto - diz a ciência - as coisas não são bem assim.

Um interessante estudo publicado na revista Memory and Cognition considerou mais de 1.700 pessoas de todas as idades, perguntando-lhes se e quando ele confundiu um nome ou teve o seu nome confundido com o de outro membro família. Em caso positivo, eles investigavam que tipo de correlação existia entre os dois nomes.

O resultado foi que, em geral, os nomes são trocados entre indivíduos pertencentes ao mesmo grupo social ou da mesma categoria familiar. Em outras palavras, aquele que troca um nome faz isso porque considera as duas partes no mesmo nível de importância.

Quando um professor confunde o nome de um aluno com outro, não faz por semelhança física ou falta de atenção, mas porque o seu cérebro adicionou todos os nomes na categoria "alunos" e ele trata a todos igualmente.

Retornando à dinâmica familiar, podemos dizer que a avó não troca nomes porque é distraída ou porque ela gosta mais de um neto do que do outro, muito pelo contrário: ela confunde seus netos porque para ela, eles são todos iguais, e ocupam o mesmo espaço em seu cérebro... e também em seu coração.

Tags: CuriososFamília
Advertisement

Pode te interessar também:

Deixe um comentário!

x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado