Falar sozinho em voz alta é um sinal de grande inteligência... palavra dos psicólogos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Falar sozinho em voz alta é um sinal…
Comer chocolate ajuda a viver melhor e por mais tempo: a ciência confirma! A ciência confirma: o dia de uma mãe equivale a 2 dias de uma outra pessoa

Falar sozinho em voz alta é um sinal de grande inteligência... palavra dos psicólogos

2.128
Advertisement

Você já se encontrou conversando consigo mesmo, talvez até mesmo dizendo seu próprio nome como se estivesse falando com outra pessoa, e sendo surpreendido por alguém? Provavelmente sim, e certamente você se sentiu muito envergonhado: a ação de falar sozinha sempre foi associada à insanidade ou, em geral, a ter algo "fora do lugar". No entanto, como o Quarterly Journal of Experimental Psychology afirma, não é bem assim; aliás, podemos afirmar que é o exato contrário: falar sozinho é um sintoma de concentração e inteligência.

image: Max Pixel

Várias pesquisas mostraram que falar sozinho serve para completar as tarefas de forma eficaz. Repetir a ação que você está fazendo ou enunciar as várias etapas de processamento em voz alta são ações que realmente ajudam a lembrar e alcançar o resultado mais rapidamente. É como se o desejo de fazer algo estivesse associado ao encorajamento de alguém (nossa voz) que nos diz para fazê-lo.

Cientistas da Universidade de Bangor, no Reino Unido, também associaram essa prática às funções cerebrais. Falar em voz alta ajuda a organizar os pensamentos, memórias e emoções, especialmente naquelas pessoas que sofrem com uma "superlotação" de idéias: o estereótipo do cientista que fala sozinho, fica perdido em seus pensamentos, planos e nas suas conclusões, poderia não ser tão absurdo. Quem pensa mais, precisa usar todos os meios disponíveis para dar uma ordem às suas ideias, e falar em voz alta é um dos métodos mais eficazes.

image: pexels

Então, da próxima vez que você tiver uma boa conversa com você mesmo, talvez para esclarecer suas ideias sobre uma escolha ou para se lembrar das várias tarefas do dia, não precisa ficar envergonhado: você só está demonstrando um nível de criatividade e inteligência superior à média!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado