"A carta que o seu adolescente não consegue escrever para você": uma psicóloga nos explica o conflito entre pais e filhos adolescentes - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
"A carta que o seu adolescente não…
O policial para o carro quando vê um menino brincando sozinho no jardim: o seu gesto simples comove o bairro As pessoas que estão bem sozinhas têm estas oito características

"A carta que o seu adolescente não consegue escrever para você": uma psicóloga nos explica o conflito entre pais e filhos adolescentes

1.857
Advertisement

A adolescência é muito semelhante a uma explosão: toda emoção é experimentada pelo jovem de maneira ampliada, como se cada uma deixasse uma marca indelével. Por outro lado, os pais experimentam essa explosão como a destruição do vínculo que foi construído. Pais e filhos não parecem mais falar a mesma língua, eles não se entendem; os primeiros lutam para neutralizar a mudança, os segundos para serem livres. 

Esta carta, escrita pela psicóloga americana Gretchen L. Schmelzer, atua como uma ponte entre as duas partes que não se comunicam mais: tem a intenção de transmitir uma mensagem para tentar fazer com que a paz volte a reinar. 

image: pexels

Queridos pais,

Esta é a carta que eu gostaria de poder escrever para você.

É sobre a batalha que estou lutando agora, agora mesmo. Eu preciso disso. Eu preciso dessa batalha. Eu não posso te dizer porque eu não tenho as palavras certas e se eu te dissesse não faria qualquer sentido. Mas eu preciso dessa luta. Desesperadamente. Eu preciso te odiar. Eu preciso que você sobreviva ao meu ódio e ao ódio que você sente de mim. Eu preciso dessa luta, mesmo que eu seja o primeiro a odiar isso. Não importa o que desencadeie a batalha: toque de recolher, lição de casa, meu quarto bagunçado, sair, ficar em casa, estar lá ou não estar lá, namorada, namorado, não ter amigos ou ter maus amigos. Eu preciso lutar com você e lutar comigo.

Eu preciso desesperadamente que você segure a outra ponta da corda. Que você segure firme quando eu puxá-la do outro lado - enquanto eu encontro novos suportes para as minhas mãos e pés neste novo mundo. Uma vez eu sabia quem eu era, quem você era, onde estávamos. Mas agora eu não sei mais. Agora estou procurando minhas fronteiras e muitas vezes só consigo encontrá-las quando brigo com você. Então sinto que existo e posso respirar por um minuto. Eu sei que você sente tanto a falta daquela doce criança que eu era. Eu sei porque também sinto falta, e essa falta é algo muito doloroso para mim.

image: pixabay.com

Eu preciso dessa batalha e preciso ver que, por piores que sejam meus humores, eles não vão destruir nem eu e nem você. Eu preciso que você me ame mesmo quando eu dou o pior de mim, mesmo quando parece que eu não amo você. Eu sei que é horrível ser visto como uma pessoa má. Eu sinto o mesmo, mas preciso que você também tolere. Porque eu não posso fazer nada sobre isso agora. Fale de mim pelas costas, dos problemas de viver com um adolescente, mas não desista. Não desista. Eu preciso disso.

Esta é a batalha que me ensinará que a minha sombra não é maior que a minha luz. Esta é a batalha que vai me ensinar que o mau humor não significa o fim dos relacionamentos. Esta é a batalha que vai me ensinar a me ouvir.

Esta batalha vai acabar. Como qualquer tempestade, vai mais longe. Vou esquecer e você fará o mesmo. Talvez ela volte e então vou precisar que você pegue a ponta da corda de novo. Eu precisarei novamente por anos e anos.

Eu sei que não há nada gratificante nisso. Eu sei que nunca vou agradecer o suficiente e que nem mesmo reconhecerei seu trabalho duro. Na verdade, vou criticá-lo por tudo que você fez de errado. Então, vou contar com sua capacidade de apoiar a batalha novamente. Não importa o quanto eu discuta, o quanto eu reclame. Nem mesmo por quanto tempo vou permanecer em silêncio.

Por favor, fique do outro lado da corda. E saiba que você está fazendo o trabalho mais importante que alguém pode fazer por mim agora.

Eu te amo

seu adolescente.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado