6 aspectos da vida que não deveríamos revelar a ninguém: conselhos inspirados na filosofia oriental

por Roberta Freitas

03 Dezembro 2018

6 aspectos da vida que não deveríamos revelar a ninguém: conselhos inspirados na filosofia oriental
Advertisement

Nos ensinaram que confiar em alguém é bom, obviamente se a pessoa que escolhemos é adequada para ouvir nossos segredos ou nossos planos. Mas a filosofia oriental tem outra opinião sobre isso; ela diz que não devemos falar com ninguém sobre algumas coisas, independentemente de qual relação existe.

Dizer em voz alta algumas coisas não só pode atrair de alguma forma as energias negativas geradas pela inveja e maldade das pessoas, mas também podem reduzir diretamente nossa motivação. Aqui estão 6 coisas que os Sábios Orientais aconselham a não revelar. 

via exploringyourmind.com

Advertisement
pixabay.com

pixabay.com

1. Os limites do seu corpo; cada um de nós tem um limite em relação ao corpo. O limite pode incluir dor, tolerância ao estresse ou, porque não, ao álcool também. Saber até os limites de uma pessoa pode ser algo que pode se transformar em uma vantagem. Nós devemos ser os únicos a conhecer nosso corpo e sua resistência.

2. Planos futuros: quantas vezes não podemos esperar para contar sobre um projeto para um amigo ou familiar? De acordo com a filosofia oriental, não é bom revelar projetos futuros para terceiros. Da conversa podem surgir discussões que levam à frustração e à perda de motivação. Não só isso, revelar alguma idéia futura pode dar origem à inveja de alguém que pode impedir a sua realização.

3. Problemas pessoais: sair com alguém em alguma situação particularmente estressante é certamente benéfico, mas também é bom limitar o desabafo aos fatos realmente sérios. Acima de tudo, escrevê-los nas redes sociais é inútil, senão para alimentar a visão distorcida de pessoas que talvez leiam o que escrevemos sem nos conhecer.

Advertisement
pixabay.com

pixabay.com

4. Ações de caridade: fazer o bem deve ser uma vocação e dar uma satisfação exclusivamente pessoal. Como costumamos dizer, a caridade é feita em silêncio, para evitar passar como alguém que quer elogios.

5. Sua opinião sobre os outros: uma pessoa feliz nunca fala mal dos outros, porque não precisa disso e porque não se beneficia disso. Se você vê o lado negativo de uma pessoa, é melhor debater diretamente com ela ou ficar calado e evitar fofocas inúteis. 

6. Sua coragem. Alguns aspectos da nossa personalidade não se descrevem em palavras, mas devemos demonstrar. Para dizer que você é corajoso, leal ou confiável, deixe o tempo mostrar; o respeito pelas pessoas é adquirido através das ações e não do que elas dizem.


Você concorda com o que os sábios orientais dizem?

Advertisement