A angústia do domingo de tarde: o que é e como enfrentá-la - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A angústia do domingo de tarde: o que…
Entre amigas o tempo e a distância não contam: são os corações que estão conectados Às vezes duas pessoas podem se separar para lembrarem como estavam bem juntas

A angústia do domingo de tarde: o que é e como enfrentá-la

Por Roberta Freitas
2.528
Advertisement

O domingo chega ao fim e uma sensação de desconforto se desenvolve lentamente? Você provavelmente sofre com a angústia das tardes de domingo. É caracterizada por uma sensação de inquietação, tristeza, nostalgia e, às vezes, uma sensação irritante de vazio; em algumas pessoas, até causa insônia, enxaqueca e indigestão.

A base desse desconforto é a conscientização de que o final de semana está acabando e o início de uma nova semana de trabalho, que envolve obrigações, responsabilidades e estresse está começando. 

Aqui está o que é e como lidar com isso.

As causas

A síndrome da tarde de domingo foi relatada pela primeira vez em 2006 pela psicóloga americana Larina Kase. Durante seus estudos no Centro de Tratamento da Ansiedade da Universidade da Pensilvânia, emergiu que a causa básica dessa angústia de domingo é um certo grau de insatisfação no trabalho.

Alguns não gostam de seus trabalhos e, portanto, percebem o início da semana como uma tortura. Outros experimentam tensões particulares não resolvidas, com colegas ou superiores, em seu ambiente de trabalho. Mas não só.

Há também pessoas que duvidam de suas habilidades profissionais, e o começo da semana renova esse sentimento de insegurança nelas.

Esse mal-estar também se manifesta nos desempregados: para eles, o início da semana que deveria ser de trabalho reforça a ansiedade de procurar emprego.

E existem também as pessoas que não descansam adequadamente durante o fim de semana, porque estão sobrecarregadas de trabalho ou engajadas em outras atividades cansativas - um segundo emprego, estudo, problemas familiares.

Como enfrentá-la

image: pixabay

Deve-se acrescentar que, em geral, as pessoas que vivenciam essa angústia a enfrentam de forma equivocada, abandonando-se à solidão, frustração e expectativas não satisfeitas.

Uma solução para aprender a superar a síndrome da tarde de domingo é colocar essas dicas em prática:

  • Organize na sexta-feira o que você terá que fazer na segunda-feira seguinte: desta forma o início da semana será menos estressante;
  • Aproveite ao máximo o domingo: faça o que quiser, sem ficar inativo;
  • Dedique-se a uma atividade relaxante no final do domingo: um bom livro ou um filme o ajudará a lidar com a ansiedade.

Em qualquer caso, não esconda o problema, mas aprenda a enfrentá-lo melhor!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado