As pessoas sensíveis não escutam com os ouvidos: escutam com o coração - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As pessoas sensíveis não escutam com…
A gentileza, uma força maravilhosa que consegue derrubar qualquer muro Todas as características de Touro, o signo mais tenaz do Zodíaco

As pessoas sensíveis não escutam com os ouvidos: escutam com o coração

1.671
Advertisement

Todos os dias entramos em contato com uma miríade de pessoas - em casa, no trabalho, nas redes sociais - com quem nos comunicamos, mas muitas vezes de modo errado. 

Por comunicação entendemos uma troca intelectual e emocional, e para que aconteça, é necessário não apenas falar, mas também e, sobretudo, escutar. Se a quantidade de contatos diários se multiplicou exponencialmente - também graças à tecnologia - o mesmo não pode ser dito para nossa capacidade de escutar.

Aqui está o que nos impede de escutar e como remediar essa situação.

Os "ruídos mentais" que nos impedem de escutar

image: pixabay

Escutar vem diretamente do coração, da parte emocional de nós. Quando não conseguimos mais escutar, muitas vezes ativamos uma espécie de "escuta automática", então parece que estamos prestando atenção nos outros, mas na realidade estamos experimentando as situações a seguir, que podem ser definidas como "ruídos mentais":

  • Não queremos nos abrir às opiniões dos outros;
  • Acreditamos que não temos nada para aprender com os outros.
  • Estamos muito focados em nós mesmos, o que nos impede de ver realmente os outros.
  • Ouvimos somente o que confirma nossas ideias.

Nossa mente fala com nós o tempo todo: as vozes do passado se misturam com os desejos, medos, crenças, preocupações, emoções. Isso dificulta a nossa escuta. No entanto, é essencial evitar esses ruídos, pois a base das relações humanas é a capacidade de se conectar profundamente e emocionalmente com o próximo; e sem isso nós negamos nossa natureza humana.

Como desenvolver a nossa capacidade de escutar

image: pxhere

Como você pode voltar a escutar?

1. Silencie sua mente e diminua a velocidade, de modo a recuperar algum controle sobre o que a cerca. Você pode começar se desconectando por um tempo todo dia do barulho externo - telefone celular, trânsito, televisão, etc.
2. Desenvolva sua capacidade de sentir as emoções dos outros, seja empático. Olhe para o seu interlocutor com um sorriso e sinceramente, para fazer com que ele saiba que você o entende.
3. Seja receptivo aos outros pontos de vista, ao mundo circundante, abrindo a mente e sendo curioso. Cada um viveu experiências diferentes, amadurecendo convicções a esse respeito, tão válidas quanto as suas. Às vezes, uma conversa simples pode revelar algo novo e nos fazer mudar: basta ter coragem para tentar.

Advertisement
image: pxhere
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado