A paciência, ou seja, a arte de saber esperar, sempre dá os seus frutos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A paciência, ou seja, a arte de saber…
O carma: o fio que une nossas ações passadas, presentes e futuras Ao invés de perder tempo odiando quem te quer mal, se dedique a amar quem te quer bem

A paciência, ou seja, a arte de saber esperar, sempre dá os seus frutos

1.166
Advertisement

"Tempo é dinheiro" é o mote da sociedade moderna, que nos encoraja a não parar, mantendo um ritmo de vida frenético - mas também destrutivo. De fato, quanto mais tentamos ir mais rápido, mais nos sentimos cansados, frustrados e sofrendo pelo que ainda não conseguimos: assim, nunca seremos capazes de nos sentir satisfeitos e felizes.

Ao contrário do que nos dizem, porém, é bom desacelerar, aprendendo o valor da espera e da paciência, que - usando as palavras de Kant - é a "força dos fracos, enquanto a impaciência é a fraqueza dos fortes".

image: Max Pixel

Com esses ritmos acelerados, a sociedade nos ensina a cultivar a impaciência, levando-nos a acreditar que podemos antecipar o amanhã; mas, na realidade, o que acontece é que perdemos o presente e acumulamos stress. Infelizmente, o que devemos aprender é "esperar", já que nem tudo é como queremos nem pode ser obtido instantaneamente.

Isso significa reconhecer a paciência como a virtude que nos ensina a saber respeitar os tempos naturais de tudo, sem forçar ou pressionar, mas aproveitando o momento presente, mesmo que seja marcado pela espera. Devemos, portanto, viver o presente de uma forma consciente, isto é, com a convicção segura e serena de que o futuro será como queremos, desde que seja acompanhado de boas práticas.

image: pexels

Ser paciente não significa fingir ser otimista, mas manter a calma, certo de que as coisas vão acontecer na hora certa - deixando os eventos fluírem. Essa atitude nos permite fque a gente dance no ritmo da vida, o que implica não um comportamento passivo, mas sim a implementação de escolhas e renúncias conscientes.

Um modo de vida decididamente mais saudável, mas também eficaz e frutífero. Somente seguindo o curso natural das coisas e vivendo o presente, podemos aproveitar as oportunidades quando elas aparecem.

Pois, como disse Benjamin Franklin, "quem tem paciência obterá o que deseja".

Tags: ÚteisPsicologia
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado