Você fala sozinho? Não se preocupe, você não é louco e está trazendo benefícios para o seu cérebro

por Roberta Freitas

13 Janeiro 2019

Você fala sozinho? Não se preocupe, você não é louco e está trazendo benefícios para o seu cérebro
Advertisement

Antigamente a gente pensava que as pessoas que falavam sozinhas eram um pouco "estranhas" e elas eram vistas com desconfiança. Muitas vezes, era definido como um sinal de loucura, como se estivessem conversando com as "vozes" presentes em suas cabeças. No entanto, falar sozinho, não é apenas normal, mas traz benefícios consideráveis, de acordo com a ciência. De fato, conversar com nós mesmos sobre algo que nos perturba nos ajuda a superar a preocupação e a recuperar a calma. Vamos ver como.

via mirror.co.uk

Advertisement
Você fala sozinho? Não se preocupe, você não é louco e está trazendo benefícios para o seu cérebro - 1

Analisar nossa vida em voz alta nos ajuda a limpar nossas idéias. Especialmente no trabalho, ajuda a obter as estratégias certas e, em momentos mais complicados, dizer para nós mesmos em voz alta algumas palavras positivas pode ajudar muito. 

Falar em voz alta ajuda você a lembrar melhor as coisas, os sujeitos que repetem a lição em voz alta podem aprender em tempos mais curtos e essa prática ajuda a controlar a emoção que algumas pessoas sentem ao falar em público. 

Até mesmo falar sobre projetos ou ações em voz alta nos ajudaria a esclarecer o caminho a percorrer para obter os resultados desejados. Falar em voz alta aumenta a inteligência com o desenvolvimento de neurônios. Isso nos ajuda a aprender novos conceitos com mais facilidade e segurança.

Advertisement
Você fala sozinho? Não se preocupe, você não é louco e está trazendo benefícios para o seu cérebro - 2

É bom também externalizar pensamentos negativos que, uma vez enunciados, perdem sua negatividade porque são destruídos e assimilados de maneira mais positiva.

Além disso, aqueles que falam sozinhos se fazem companhia e, portanto, não podem ser vítimas da solidão.

Em última análise, falar sozinho é um método que a ciência reconhece não apenas como benéfico, mas que também melhora o conhecimento de si mesmo e uma ajuda inesperada na solução de diversas situações que, de outra forma, seriam angustiantes.

Então, não devemos nos envergonhar de falar sozinhos e devemos nos abrir para esse método de aperfeiçoamento de nosso intelecto e de todo o nosso modo de vida.

Advertisement