Contra quem só quer semear conflitos, use a estratégia do silêncio - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Contra quem só quer semear conflitos,…
Um empregado do McDonald's com síndrome de Down se aposenta depois de ter servido sorrisos por mais de 30 anos Cuidar dos filhos é mais cansativo do que trabalhar fora, é o que confirma uma pesquisa

Contra quem só quer semear conflitos, use a estratégia do silêncio

1.346
Advertisement

Ao contrário do que se pode pensar, emoções e sentimentos como raiva e estresse não vêm de fora, mas partem de dentro de nós. Na vida cotidiana, muitas vezes lidamos com pessoas que nos atacam, tentando nos deixar com raiva para minar nosso equilíbrio. O remédio em muitas circunstâncias é o silêncio, criando uma barreira de calma entre nós e a fonte de tensão. Se pensarmos por um momento, a maioria das brigas entre os indivíduos sempre se origina de alguém, mas só pode continuar se for estimulada. Quando uma ou mais partes envolvidas em uma discussão ou disputa deixam de responder ou até mesmo vão embora, o provocador fica sem ter com quem discutir. 

Seja assertivo, não passivo

image: Unsplash

Usar a estratégia do silêncio contra pessoas agressivas não significa ficar quieto sofrendo com aquele comportamento. Para resolver um conflito sem alimentar o confronto, é preciso ser assertivo, isto é, expressar claramente as próprias razões e opiniões, sem tentar prevalecer sobre o outro. Para isso, é essencial um autocontrole total, porque, num estado mental alterado, comunica-se de maneira distorcida e confusa.

Contrapor a gentileza à grosseria e acalmar-se, é a melhor maneira de manifestar uma vontade firme em relação àqueles que gostariam de prevalecer a todo custo. As pessoas frequentemente adotam comportamentos "reflexivos", isto é, reagem a estímulos externos, assim podemos deixar que sejam os outros a seguir o nosso comportamento. Criar um espaço de silêncio para defender-se daqueles que apenas querem ofender não é certamente uma coisa fácil, mas a longo prazo valerá a pena em termos de saúde, bem-estar e autoestima.

Aprenda a desarmar a raiva

image: Unsplash

Em raros casos, o autocontrole é um dom inato, na maioria das vezes é necessário aprender e praticar para melhorá-lo. Um verdadeiro "manual" para administrar suas emoções não existe, mas podemos aproveitar algumas estratégias para recuperar a calma em situações de tensão e ser mais sereno em geral:

  • O exercício físico regular melhora o bem-estar e ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse
  • Reavaliar a situação mais tarde com mais distância
  • Reagir a uma provocação ouvindo as emoções geradas, tentando entendê-las sem ser presa delas
  • Desviar a atenção envolvendo a mente (até mesmo manipular um objeto pode ajudar)
  • Adote o sempre válido "contar até dez"
  • Usar qualquer técnica de relaxamento que se mostre eficaz (yoga, respiração, meditação, etc.).
Tags: ÚteisPsicologia
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado