5 efeitos negativos que o cérebro sofre quando assume muito açúcar - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
5 efeitos negativos que o cérebro sofre…
8 motivos que fazem dos canhotos pessoas muito especiais segundo a ciência A regra dos 3 minutos: o segredo para fazer as crianças felizes, que os pais e avós deveriam lembrar

5 efeitos negativos que o cérebro sofre quando assume muito açúcar

1.254
Advertisement

Durante muito tempo, o açúcar foi considerado uma substância inofensiva, sem efeitos nocivos para a saúde. Então, mais e mais estudos mostraram que o açúcar estava presente em quantidades excessivas em alguns alimentos e os riscos que isso representava para a nossa saúde.

Assim, hoje sabemos que o açúcar faz mal: causa a obesidade e está ligado a doenças cardíacas, câncer e diabetes.

No entanto, as consequências perturbadoras do açúcar no cérebro não são bem conhecidas: estas são as principais.

1. Gera dependência. Quando absorvido pelo corpo, o açúcar libera grandes quantidades de endorfina no cérebro; Então, sempre que nos sentimos mal, sentimos a necessidade de comer algo doce. A abstinência de açúcar provoca dores de cabeça, tontura, fraqueza muscular, ansiedade e tensões; todos os sintomas que passam quando o corpo se acostuma a ficar sem açúcar.

2. Causa problemas de memória e aprendizado. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou a relação negativa entre o consumo de frutose e a formação de sinapses no cérebro, o que resultaria em uma capacidade reduzida de dar vida a novas conexões - isto é, aprender. Outra pesquisa também descobriu que pessoas que tomam frutose têm níveis mais baixos de FNDC (fator neurotrófico derivado do cérebro), o que é essencial para gerar novas memórias e processar informações. Não é de surpreender que hoje haja a hipótese de que possa haver uma relação entre o consumo de açúcar e a doença de Alzheimer - classificada como "diabetes tipo 3".

image: pixabay

3. Influencia o humor. Por causa dos efeitos da glicose sobre a insulina, os picos de açúcar podem causar depressão, ansiedade e alterações de humor; sintomas que podem piorar com o tempo. De fato, a glicose estimula o cérebro a liberar a serotonina; no entanto, as reservas desse neurotransmissor são limitadas e, se liberadas continuamente, a quantidade de serotonina será menor. Isso significa que será cada vez mais difícil sentir emoções positivas.

4. Faz sentir fome. A glicose impede que a oxitocina - neurotransmissor que, entre outras coisas, envia a sensação de saciedade ao cérebro - funcione adequadamente, com conseqüências previsíveis na saúde física.


Longe de querer banir os doces da sua mesa, é bom, no entanto, dosar sabiamente o açúcar, evitando de alguma forma exagerar no seu consumo.

Tags: SaúdeMedicina
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado