As aulas de economia doméstica na escola são muito importantes, só assim os jovem entenderão o quanto é difícil gerenciar uma casa - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As aulas de economia doméstica na escola…
8 hábitos diários que podem melhorar a vida das crianças e de seus pais Nem todos têm a sorte de estar com uma mulher de Capricórnio: é uma joia preciosa

As aulas de economia doméstica na escola são muito importantes, só assim os jovem entenderão o quanto é difícil gerenciar uma casa

Por Roberta Freitas
1.300
Advertisement

Provavelmente alguns de vocês se lembram quando nas classes femininas da escola a economia doméstica era ensinada, ou seja, tudo que ocorre para a administração de uma casa - da limpeza às despesas. Em outros casos, foram as avós e mães que transmitiram as principais tarefas domésticas e truques do ofício para as futuras mulheres.

Hoje, as meninas não aprendem mais economia doméstica, quanto menos os meninos; no entanto, há muitas pessoas que considerariam apropriado voltar a falar sobre determinados tópicos na escola, dada a total incapacidade dos jovens de hoje de administrar uma casa.

Em uma época, nas escolas, a economia doméstica era ensinada: onde havia aulas divididas, esse assunto era reservado para meninas, que aprendiam a costurar, lavar roupas e a gerenciar a casa em geral. Com o tempo, a economia doméstica se perdeu, pois, com a emancipação das mulheres, ensinar essas coisas exclusivamente às meninas era considerado ofensivo.

Hoje em dia, no entanto, há muitas pessoas que querem o retorno da educação da economia doméstica na escola, obviamente estendida a todos os alunos: os jovens de hoje, na verdade, se mostram cada vez mais incapazes de cuidar da casa, mesmo em uma idade em que eles deveriam ser capazes de fazê-lo.

Em alguns países, como a Finlândia, as crianças aprendem economia doméstica há anos: estão acostumadas a costurar, cozinhar e vassourar desde cedo, apresentando essas atividades obviamente como um jogo.

Dessa forma, os educadores perceberam que eles tiveram melhorias em várias frentes: não apenas as crianças usam habilidades manuais com algo que, mais cedo ou mais tarde, terão que lidar, mas mantêm o cérebro em treinamento com habilidades práticas e reais.

Além disso, estender esse tipo de material para meninos e meninas ajuda a combater os estereótipos de gênero ou a pensar que certas coisas são puramente masculinas (como o trabalho) e outras femininas (como cuidar da casa).

Em suma, mais e mais pessoas pensam que tirar o pó de uma regra antiga como ensinar economia doméstica na escola não pode prejudicar ninguém, muito pelo contrário, pode ajudar os jovens de hoje, que estão cada vez mais distraídos e menos capazes nos aspectos mais práticos da vida.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado