Veja por que os empáticos se sentem mal na frente de pessoas falsas

por Roberta Freitas

01 Abril 2019

Veja por que os empáticos se sentem mal na frente de pessoas falsas
Advertisement

Ser um empata significa ter uma habilidade extraordinária, mas ao mesmo tempo um presente desajeitado. Indivíduos assim percebem as emoções e sentimentos dos outros como se fossem suas, mesmo de pessoas que não sabem transmitir vibrações específicas. Eles absorvem tudo, sem um filtro, por isso devem sempre prestar atenção àqueles que os rodeiam, porque a presença e o comportamento de alguém podem ser tanto uma fonte de bem-estar quanto de frustração.

Advertisement
Veja por que os empáticos se sentem mal na frente de pessoas falsas - 1

Quando um empático está na presença de um indivíduo falso, ele pode entendê-lo na hora, mesmo em um nível inconsciente. De fato, pode acontecer que a pessoa em questão se comporte de uma maneira completamente normal, que seja gentil e cordial. No entanto, por alguma estranha razão, os empáticos começam a sentir um forte desconforto, uma sensação desagradável que, não raramente, se transforma em uma doença física real.

A explicação é que, sem querer, o sexto sentido é ativado, a capacidade inata de detectar quem não é sincero, precisamente porque os empáticos estão praticamente do outro lado do espectro em comparação com aqueles que não são sinceros e autênticos. Estas são duas "espécies" que se repelem, de modo que não podem ficar muito tempo no mesmo ambiente sem entrar em conflito.

Um empático seria perfeitamente capaz de enfrentar uma pessoa falsa, na verdade constitui um tipo de antídoto natural. No entanto, ele quase sempre prefere ficar longe para proteger sua saúde mental e física. Ser tão sensível significa expor-se continuamente a emoções nem sempre agradáveis, e isso pode prejudicar o bom humor e a condição interna.

Advertisement
pxhere

pxhere

A alternativa é simples: preencher a vida com pessoas tão abertas e transparentes quanto possível, capazes de transmitir positividade, afeição e amor. Os empáticos estão constantemente em contato com suas próprias emoções e com as dos outros, por isso precisam estar no meio daqueles que podem garantir-lhes serenidade e nutrição para a alma. Os narcisistas e arrogantes são como sua "criptonita", e sofrem muito se forem forçados a lidar com isso com muita frequência. A saúde física e mental de um empático é determinada pela qualidade das relações que ele tece.

Advertisement