Ladrões de energia: 5 modos para reconhecê-los e afastá-los da sua vida

por Roberta Freitas

03 Abril 2019

Ladrões de energia: 5 modos para reconhecê-los e afastá-los da sua vida
Advertisement

Todos os indivíduos são feitos de energia e sua interação é uma troca desse fluxo. No entanto, há casos em que só flui em uma direção, gerando uma sensação de cansaço cuja razão não é compreendida. Quando isso acontece, nos encontramos na presença de "ladrões de energia", sujeitos que muitas vezes involuntariamente compensam sua falta de equilíbrio, alimentando-se dos recursos emocionais  dos outros. Aqui estão as 5 atitudes que podem ajudar a desvendar sua identidade.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

  • Oportunismo. Algumas pessoas têm relacionamentos pessoais ou profissionais apenas para seu próprio bem. Essas relações não se baseiam na estima, amizade ou no verdadeiro prazer de estar juntos, mas apenas na vantagem que elas podem trazer. Uma vez que eles conseguem o que desejam, eles se afastam e seguem para a próxima vítima.
  • Certamente terá acontecido de conhecer ou encontrar aqueles que saem de casa pela manhã apenas com a idéia de criar problemas. Essas pessoas têm uma necessidade inata de descarregar sua raiva e frustração, buscam qualquer pretexto para brigar e arrastam qualquer um que esteja ao alcance em discussões extenuantes e estéreis.
  • Vitimização. É normal ficar um pouco para baixo às vezes e precisar de conforto, diferente é quando você aquece seu humor contando apenas suas próprias desgraças. Esses indivíduos tendem a falar exclusivamente de si mesmos e não têm interesse no que acontece aos outros. Eles buscam e absorvem a positividade dos outros sem nunca retornar nada em troca.
  • Sarcasmo. Saber rir e brincar é um presente muito útil para aliviar o fardo da vida, outra coisa é tirar sarro dos outros para se sentir melhor. Há aqueles que usam uma ironia afiada, mesmo de forma inadequada, é melhor ficar longe de pessoas assim.
  • Inveja. Quando alguém sente sincera admiração por uma pessoa, é normal desejar ser o mesmo, este é um sentimento saudável que impulsiona e motiva a pessoa a melhorar. O lado escuro dessa emoção é a inveja, isto é, o desejo de que o outro "perca" seu status feliz, em vez de trabalhar em si mesmo para elevar o seu próprio.
Advertisement
Ladrões de energia: 5 modos para reconhecê-los e afastá-los da sua vida - 2

A energia que cada pessoa possui é preciosa, deve ser protegida e não desperdiçada, porque o bem-estar e a saúde psicofísica dependem dela. Em muitos casos, os ladrões de energia não estão cientes do que fazem, eles se comportam dessa maneira inconscientemente, mas isso não significa que eles podem fazer isso. 

Devemos aprender a reconhecer os traços e comportamentos negativos para evitar esses indivíduos ou adotar atitudes que os impeçam de exercer sua influência prejudicial. Outra dica útil é alimentar o fogo interior resolvendo conflitos e buscando constantemente o equilíbrio.

Advertisement