A tranquilidade de não ter nada para esconder é um dom que não tem preço

por Roberta Freitas

11 Abril 2019

A tranquilidade de não ter nada para esconder é um dom que não tem preço
Advertisement

Poucas pessoas no mundo possuem o grande dom da verdade, conseguindo ser sempre sinceras em qualquer contexto, tanto com elas mesmas quanto com os outros. Quando você não tem nada a esconder, quando você vive seguindo a honestidade e a coerência, respeitando seus valores, você leva uma vida plena, iluminada e saudável. Claro que a coisa é muito mais fácil falar do que fazer, mas tentar alcançar esse estado de graça pode não ter preço.

via forbes.com

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Todo indivíduo que vive em sociedade com seus semelhantes é diariamente levado a mentir. Na maioria dos casos, essas são pequenas mentiras de circunstância, ditas para não ofender, mas ainda assim são mentiras. Pedaço por pedaço é construída uma cerca que pode acabar aprisionando a verdadeira interioridade da pessoa, a espontaneidade da infância, que não conhece filtros e sempre quer chamar as coisas pelo nome.

Quando se trata de mentiras "necessárias", isto é, aquelas que servem para tornar a vida mais doce e mais suportável, pode até passar, mas o exagero não é saudável. Pode acontecer de você viver em constante contradição com seus princípios, fazendo com que injustiças e inconsistências fluam através de você.

Não ter a coragem de dizer a verdade quando você tem que fazer isso, contar histórias para os outros e enganar a si mesmo pode prejudicar sua saúde e infligir duros golpes em sua autoestima. No entanto, é verdade que a franqueza não é unidirecional, deve também ser absorvida pelos outros e suportada quando é devolvida.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Em suma, ser sempre sincero é realmente complexo, mas continuamente falsificar nossa própria realidade a longo prazo é muito mais cansativo. O preço a pagar pode ser ter que se distanciar daqueles que não podem aceitar o que realmente pensa no coração, mas no final é a seleção natural, algo que recompensará em grande parte no futuro. O resultado de uma vida mais límpida e transparente é maior serenidade, uma profunda calma interior, porque a falta de esqueletos no armário o torna mais forte e mais confiante. Esse processo pode ser longo, como uma espécie de "desintoxicação", mas no final valerá a pena. 

Advertisement