A tranquilidade de não ter nada para esconder é um dom que não tem preço - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A tranquilidade de não ter nada para…
Sorvete de leite materno: o melhor remédio para acalmar as dores na gengiva quando os dentinhos do bebê estão nascendo Açafrão e mel: um dos mais potentes

A tranquilidade de não ter nada para esconder é um dom que não tem preço

2.417
Advertisement

Poucas pessoas no mundo possuem o grande dom da verdade, conseguindo ser sempre sinceras em qualquer contexto, tanto com elas mesmas quanto com os outros. Quando você não tem nada a esconder, quando você vive seguindo a honestidade e a coerência, respeitando seus valores, você leva uma vida plena, iluminada e saudável. Claro que a coisa é muito mais fácil falar do que fazer, mas tentar alcançar esse estado de graça pode não ter preço.

image: Unsplash

Todo indivíduo que vive em sociedade com seus semelhantes é diariamente levado a mentir. Na maioria dos casos, essas são pequenas mentiras de circunstância, ditas para não ofender, mas ainda assim são mentiras. Pedaço por pedaço é construída uma cerca que pode acabar aprisionando a verdadeira interioridade da pessoa, a espontaneidade da infância, que não conhece filtros e sempre quer chamar as coisas pelo nome.

Quando se trata de mentiras "necessárias", isto é, aquelas que servem para tornar a vida mais doce e mais suportável, pode até passar, mas o exagero não é saudável. Pode acontecer de você viver em constante contradição com seus princípios, fazendo com que injustiças e inconsistências fluam através de você.

Não ter a coragem de dizer a verdade quando você tem que fazer isso, contar histórias para os outros e enganar a si mesmo pode prejudicar sua saúde e infligir duros golpes em sua autoestima. No entanto, é verdade que a franqueza não é unidirecional, deve também ser absorvida pelos outros e suportada quando é devolvida.

image: Unsplash

Em suma, ser sempre sincero é realmente complexo, mas continuamente falsificar nossa própria realidade a longo prazo é muito mais cansativo. O preço a pagar pode ser ter que se distanciar daqueles que não podem aceitar o que realmente pensa no coração, mas no final é a seleção natural, algo que recompensará em grande parte no futuro. O resultado de uma vida mais límpida e transparente é maior serenidade, uma profunda calma interior, porque a falta de esqueletos no armário o torna mais forte e mais confiante. Esse processo pode ser longo, como uma espécie de "desintoxicação", mas no final valerá a pena. 

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado