Sou uma mulher forte, mas também preciso de alguém que una os meus pedaços

por Roberta Freitas

02 Maio 2019

Sou uma mulher forte, mas também preciso de alguém que una os meus pedaços
Advertisement

Ser forte é uma fonte de orgulho: mas ser forte significa também proteger-se daqueles que esperam encontrar a salvação na força dos outros, sem ter respeito pela pessoa a quem estão pedindo ajuda.

Quantas vezes o simples fato de poder contar com uma pessoa forte ao seu lado faz com que você se esqueça de que talvez essa pessoa também precise de seus espaços, seus tempos e a possibilidade de escolher quando estar disponível para dar uma mãozinha.

Advertisement
pixabay

pixabay

Ser forte faz com que as pessoas pensem que você não precisa de nada, que não precisa de ajuda, de um ouvido atento, de uma mão para subir os degraus da vida: mesmo assim pessoas fortes se perdem, e elas precisam de uma sugestão, um olhar que os avista. Mas na maioria das vezes, aqueles que os notam fazem isso apenas para aproveitar a segurança que as pessoas fortes emitem.

Então, ser forte muitas vezes significa compartilhar as desgraças, os encargos, as decepções e o sofrimento dos outros: porque ninguém bate antes de entrar na casa da pessoa forte, ninguém pergunta se é o momento certo, ninguém que pergunta "como você está hoje? ".

Mas a força interior é mais uma vez o salva-vidas para aqueles que se sentem oprimidos pela intromissão dos outros: eles fecham os olhos, expiram e tentam recuperar o espaço pessoal perdido. Eles juntam os pedaços da própria pessoa, fragmentados pela constante atenção que os outros exigem.

A uma pessoa forte ninguém pergunta como está, quais são as sua ansiedades, medos, alegrias e sonhos: eles não importam, porque aos olhos dos outros sua missão é apenas estar a serviço daqueles que não têm sua própria força.

Todos estão cientes da ausência de uma pessoa forte quando ela não está por alguns minutos: então aqui eles se sentem perdidos, sobrecarregados pelo mau humor. Ninguém percebe, no entanto, o quão importante a pessoa forte é para eles, a ponto de dizer a ela pelo menos um "obrigado".

Ninguém sabe de onde a pessoa forte tira suas forças, nem mesmo ela: mas isso não é importante. Bastaria homenageá-la, agradecê-la, respeitar seu espaço e, de tempos em tempos, devolver os abraços e palavras de conforto que ela está sempre pronta para dispensar.

Advertisement