Neste hospital os pacientes podem comer um sorvete criado para atenuar os efeitos da quimioterapia - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Neste hospital os pacientes podem comer…
Marido e mulher trazem uma floresta de volta a vida plantando 2 milhões de árvores em 20 anos O motorista do ônibus vê um cachorro assustado na chuva e decide deixar ele entrar no veículo: uma mulher documenta o emocionante episódio

Neste hospital os pacientes podem comer um sorvete criado para atenuar os efeitos da quimioterapia

Por Roberta Freitas
1.095
Advertisement

Aqueles que se encontram lutando com uma doença como o câncer sabem que têm um longo e difícil caminho pela frente, e muitas vezes as consequências mais severas são as consequências do tratamento. A quimioterapia, em particular, pode ser decisiva, mas também causa efeitos colaterais que amplificam a condição de desconforto. Até mesmo a alimentação pode se tornar um desafio, mas daqui do Brasil vem uma ideia saborosa e original para aliviar esses sintomas.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, projetaram 3 sabores de sorvete que ajudaram a reduzir a náusea e a perda de apetite. A sensação de frio também ajuda a anestesiar os tecidos internos da boca e da garganta, frequentemente afetados pela mucosite. De fato, os pacientes submetidos à quimioterapia muitas vezes desenvolvem lesões na superfície da cavidade orofaríngea, tornando muito difícil ou doloroso a ingestão de alimentos muito quentes ou particularmente duros. Com este sistema simples e delicioso, é possível resolver todos esses pequenos problemas, tornando os tratamentos definitivamente mais toleráveis.

Em detalhe, os aromas utilizados são morango, chocolate e limão, em uma combinação de sabores e fragrâncias que contrastam a inapetência e repulsa que as drogas causam em muitos casos. O produto foi elaborado sem lactose ou glúten, com uma fórmula que inclui a adição de uma gordura com alto valor nutricional, com a capacidade de desodorizar o azeite e conter uma alta quantidade de proteína.

O sorvete com esta receita não só age como um paliativo para tratamentos relativamente invasivos, mas também tem propriedades úteis como um suplemento alimentar na dieta de pacientes com câncer.

A ideia foi testada há mais de um ano no Hospital Universitário entre pacientes com câncer com grande sucesso. Os efeitos colaterais foram minimizados com considerável benefício também a nível de humor. Os pacientes receberam com entusiasmo essa iniciativa, relatando uma melhora significativa em termos de recuperação e sintomas irritantes.

É incrível, às vezes, como uma simples intuição, é o suficiente para tornar a vida daqueles que lutam diariamente sua batalha pessoal mais leve. Uma comida como sorvete, ligada principalmente à infância, faz com que os passem voltem a ser crianças e reconquistem a confiança em seu futuro.

Advertisement
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado