Estas são características típicas de um parceiro narcisista: melhor saber disso para evitar erros

por Roberta Freitas

24 Maio 2019

Estas são características típicas de um parceiro narcisista: melhor saber disso para evitar erros
Advertisement

Ficar longe de um narcisista é muito mais fácil na teoria do que na prática, também porque as características que são tão evidentes "nos manuais" são decididamente menos reconhecíveis na vida real. Como se isso não bastasse, é sempre mais difícil observar os defeitos estando envolvido diretamente, onde tudo pode se confundir. Aqui estão algumas peças do mosaico para ajudar você a entender se a pessoa ao seu lado é um narcisista.

via marciasirotamd.com

Advertisement
Nathan Russell/Flickr

Nathan Russell/Flickr

  • O círculo vicioso. Quem vive com um narcisista primeiro espera que ele mude, então fica zangado com a realidade, sofre, perdoa, esquece e começa tudo de novo.
  • Desculpas são opcionais. Um narcisista é orgulhoso demais para admitir um erro, ele nunca pedirá perdão e a resolução de um conflito ficará sempre com o parceiro.
  • Egoísmo a 360°. Opiniões, sentimentos e atenções que dizem respeito a outra pessoa nem sequer são levados em consideração. A vida com um narcisista é uma série constante de recorrências esquecidas, sacrifícios, decepções e expectativas insatisfeitas.
  • Dependência tóxica e relacionamento desequilibrado. Embora um narcisista se considere infalível e onipotente, ele sempre precisará de seu parceiro para cada pequeno problema. Pelo contrário, nunca estará ali em caso de necessidade.
  • Irresponsabilidade crônica e desonestidade. Um narcisista não é capaz de dizer a verdade, mas apenas "a sua verdade". Ele nunca responderá diretamente ou sinceramente a uma pergunta e qualquer responsabilidade do casal ou da família nunca poderá ser confiada a ele.
Advertisement
Annalisa Turolla/Flickr

Annalisa Turolla/Flickr

  • A regra dos dois pesos e duas medidas. O que um narcisista considera legítimo e é admitido para si mesmo não é válido para outros.
  • O trabalho em equipe não existe. Um narcisista não sabe colaborar ou compartilhar, mas apenas competir, sem nunca aceitar a derrota. No pódio sempre haverá apenas um lugar, o dele.
  • Clima de terror, humilhação e aniquilação. Ao lado de um narcisista se é continuamente subestimado e assustado pelo pesadelo de desencadear sua ira. Sua insegurança se transforma em raiva, usando quem está ao seu lado como bode expiatório.

Os narcisistas também podem ser mulheres, apesar do que você pensa e não apenas parceiros, mas também amigos ou familiares. Muitas vezes, apesar de nos sentirmos presos, pensamos que não há saídas e aceitamos essa condição como nosso próprio destino, como nossa própria versão da normalidade.

Ficar ao lado de tal indivíduo drena toda a energia física e mental, causa a perda do amor-próprio e da autoestima, reduzindo-nos a um estado de imensa solidão. Antes de sacrificar definitivamente o equilíbrio e o bem-estar emocional, culpando-se até mesmo para justificá-lo, é preciso libertar-se e salvar a própria vida.

Advertisement