As pessoas que pensam que sabem tudo na verdade são aquelas que sabem menos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As pessoas que pensam que sabem tudo…
Uma casa de repouso abriu as portas para as crianças do orfanato: a experiência foi um sucesso! Um cachorro encontra seu sósia de rua e não quer voltar para casa sem ele: agora são inseparáveis!

As pessoas que pensam que sabem tudo na verdade são aquelas que sabem menos

1.483
Advertisement

Há algumas certezas na vida que permanecem incontornáveis: a Terra gira em torno ao Sol, a semana tem sete dias, há quatro estações e assim por diante. No entanto, ao longo de nossa experiência, aprendemos sobre amigos e pessoas mais ou menos próximas, que têm a tendência de mostrar seus conhecimentos sobre determinados assuntos na primeira oportunidade "social", fazendo com que os que os rodeiam fiquem estarrecidas. 

Agora, um estudo científico confirma que, quem pensa que sabe tudo é mais inseguro. 

image: Pixabay

Uma pesquisa realizada por Michael Hall e Kaitlin Raimi, da Universidade de Michigan, apontou que indivíduos com maior crença de "superioridade de conhecimento" são, na verdade, os menos informados sobre certos tópicos ou contextos. A pesquisa dos dois cientistas americanos, em primeiro lugar, deixa claro que "superioridade de conhecimento" significa a tendência humana para a qual alguém acredita que o seu conhecimento em um determinado campo é "melhor" que o dos outros, desacreditando assim as opiniões alheias.

O estudo foi feito alguns participantes que receberam artigos de diferentes fontes; alguns desses títulos estavam de acordo com as opiniões dos participantes do teste, outros não; para as "vítimas", foi perguntado qual a probabilidade de ler cada artigo até o final. A resposta do teste foi surpreendente.

image: Pxhere

O fato é que no final as pessoas com a suposta "superioridade de conhecimento" eram as menos inclinadas a ler artigos com conteúdo dos quais eles não compartilhavam o ponto de vista e, portanto, menos inclinados a buscar novas informações que pudessem expandir o seu conhecimento geral.

Em suma, a resposta a esta pesquisa é que, muito provavelmente, quando nos sentimos particularmente entusiasmados com algum assunto e achamos que sabemos mais sobre ele, precisamos dar um passo para trás e tentar considerar outras opiniões com mais respeito!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado