Se você chora sempre olhando filmes significa que você é emotivamente mais forte, é o que revela um estudo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Se você chora sempre olhando filmes…
Inventados os sapatos com GPS para localizar as pessoas com Alzheimer e evitar que se percam O gato se agita e faz com que ela vá até o quarto de sua filha: quando entra entende que deve agir imediatamente

Se você chora sempre olhando filmes significa que você é emotivamente mais forte, é o que revela um estudo

1.334
Advertisement

Quantas vezes, no cinema ou no conforto do seu sofá em frente à TV, você derramou muitas lágrimas diante de histórias dramáticas ou extremamente intensas que passaram diante de seus olhos? Existe quem tenha um coração de pedra mesmo na frente das cenas mais melodramáticas, mas há também aqueles que, em vez disso, não conseguem conter as lágrimas de emoção quando assistem a um filme.

Se você acha que pertence a este último grupo, então este artigo é para você!

image: Wikimedia

Um estudo neurocientífico realizado pelo professor Paul J. Zak, da Claremont Graduate University, afirma que aqueles que são facilmente movidos pelas histórias contadas na telona e na telinha não são apenas emocionalmente mais fortes na vida cotidiana, mas se sentem mais empáticos em relação ao pessoas ao seu redor. Embora haja uma consciência objetiva de que o que está sendo visto na tela é fictício e encenado, não consegue deixar de ter empatia com as histórias que são contadas.

O que entra em jogo é a oxitocina, um neurotransmissor fortemente ligado a sensações positivas e particularmente emocionais. Quando a oxitocina entra em campo enquanto vemos um filme excitante, nos sentimos mais receptivos em relação ao mundo e àqueles que nos rodeiam!

A própria consequência dos efeitos do neurotransmissor é que não se tem mais medo de expressar os próprios sentimentos e ações, sem o medo de ser julgado pelos outros se choramos mais que o normal; esse desdém pelo próprio estado de espírito devido à entrada em jogo da ocitocina é o sintoma mais cristalino da força emocional que essas pessoas específicas experimentam.

Chorar, sempre de acordo com Zak, nos faz conectar com outras pessoas, abre nossos olhos para o que nos rodeia e sobre o fato de que, às vezes, nossas ações podem influenciar, se não mudar, a realidade de um modo positivo ou negativo.

Advertisement

O estudo realizado por Zak também subverte o viés de gênero; não é verdade que "os homens não choram", tanto os gênero masculino quanto o feminino têm a mesma reação emocional e os que choram mais diante de filmes e séries de televisão têm um alto índice de confiança em relação às outras pessoas e sabem criar em suas próprias vidas relações mais profundas, verdadeiras e duradouras.

Em suma, você não precisa mais ter vergonha de suas lágrimas na frente de uma tela, isso significa que você é uma pessoa muito forte!

Source:

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado