Educação das crianças: veja 5 coisas que contam muito mais que as notas na escola

por Roberta Freitas

12 Julho 2019

Educação das crianças: veja 5 coisas que contam muito mais que as notas na escola
Advertisement

Quando nossos filhos levam boletins para casa, às vezes trememos mais do que eles diante desses resultados tão esperados. Nós sempre esperamos excelentes notas e não fazemos nada além de forçar nossos filhos a estudar mais para encher esses boletins com notas 10.

No entanto, de acordo com os psicólogos de Harvard, o que mais importa na educação de nossos filhos não são as notas altas, mas o gerenciamento das emoções. Há coisas que as crianças só podem viver uma vez, coisas relacionadas à sua idade, e são essas coisas que devem ser valorizadas.

As notas altas certamente devem ser elogiadas e as crianças sempre devem ser estimuladas e guiadas. Isso serve para entender a importância do estudo, a fim que cresçam conscientes e sempre melhorem. Mas isso não é tudo.

via Harvard University

Advertisement
Ashton Bingham/Unsplash

Ashton Bingham/Unsplash

De acordo com a equipe de acadêmicos da universidade norte-americana, o que mais importa na educação das crianças não são as notas mais altas na escola, mas o gerenciamento de emoções e comportamentos que devem ser aprendidos desde cedo. Em essência, cultivando a alma, não apenas a mente. Aqui estão 5 coisas que não podemos deixar de lado na educação dos nossos filhos:

1) Entender suas emoções, tanto positivas quanto negativas, e expressá-las para canalizá-las da melhor maneira. Significa ajudar a criança a conhecer a si mesmo e o que ela sente, para que ela possa se relacionar habilmente com o mundo.

2) Ser um exemplo constante. As crianças observam e repetem nossas atitudes e comportamentos: não há ensino melhor do que um bom exemplo. Transmita valores e dê sentido ao que você diz com ações concretas.

Advertisement
army.mil

army.mil

3) Mostrar amor. Parece óbvio, mas não é. Cuidado e atenção andam de mãos dadas com o amor, com o tempo que passamos juntos, dizendo "eu te amo" ou "eu estou aqui para o que você precisar".

4) Defender o que elas acreditam. Defender as próprias ideias e assumir seus compromissos; ensine que há deveres e prazeres.

5) Apreciar as coisas. Cada vez mais fazemos as coisas passarem como se fossem obrigatórias, mas não são. As crianças devem aprender que nada é dado como certo, que devem ser gratas pelo que têm e por quem são. Seja sempre generoso e respeitoso.

Portanto, devemos lembrar que ser um bom filho não é proporcional ao número de 10 nos boletins. As notas são importantes, claro, mas existem coisas que são muito mais importantes na vida. 

Advertisement