Um bom pai não prepara o caminho para os filhos, prepara os filhos para o caminho - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Um bom pai não prepara o caminho para…
Pais, para educar os filhos é necessário saber dizer NÃO! 10 alimentos naturais que vão te ajudar a abaixar os níveis de açúcar no sangue naturalmente

Um bom pai não prepara o caminho para os filhos, prepara os filhos para o caminho

2.796
Advertisement

O trabalho dos pais é o mais difícil do mundo, e todos sabemos disso, não existem regras fixas a seguir, mas bom senso e dedicação. Tantas vezes o amor em demasia corre o risco de sufocar e ser um impedimento para o crescimento das crianças, para sua formação emocional e social. Nem sempre "fazer tudo por eles" é a coisa certa.

Há momentos em que um pai deve se afastar para o bem da criança e deixá-la fazer as coisas sozinha, talvez de forma errada, em modo que fique pronta para se levantar por conta própria. Os pais "limpa-neve", como foram definidos, são precisamente aqueles pais que decidem tudo por seus filhos.

Das "melhores" amizades às faculdades a seguir, das atividades extracurriculares ao vestuário: escolher tudo isso para os filhos não é sempre positivo ou melhor, é uma coisa muito arriscada. É aconselhável indicar o melhor caminho, limitando-se a dar sugestões, sem imposições.

É necessário se afastar e deixar que as crianças deem seus próprios passos e façam suas próprias escolhas, assumindo também as consequências do fracasso. O fracasso é importante porque, a partir dele, nos fortalecemos e, acima de tudo, aprendemos e tentamos fazer melhor.

E todo esse mecanismo contribui para definir a personalidade de seus filhos. O sucesso que eles terão na vida será o resultado das escolhas deles, não das suas.

Se você impedir que eles vivam experiências de vida fundamentais e formativas, acabará atrapalhando a capacidade de colocar em prática todas as habilidades que, muitas vezes, uma pessoa não conhece até o momento da dificuldade.

Entre outras coisas, corremos o risco de empurrá-los para o efeito psicológico definido como "profecia que se auto-realiza": quanto mais tentamos livrar as crianças de um determinado evento, mais elas colocarão em prática a dinâmica para torná-lo realidade.

Os pais "limpa-neve" devem limitar-se a sugerir, sem impor seu pensamento. As crianças poderão nos surpreender se deixarmos que elas decidam o que é melhor para elas.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado